CÂNONES DE VUZA – PARTITURAS PARA LUZ E PERCUSSÃO
SÉBASTIEN ROUX & CATARINA MIRANDA FEAT. ENSEMBLE 0 & DRUMMING GP
18:30
Bilhete 7,5€
Estudante, Jovem, Maiores de 64, Amigos de Serralves 3,75€
Comprar Bilhete
A encenação de luz e música dos cânones rítmicos de Vuza está no centro de uma fascinante peça para percussão, interpretada por músicos do ensemble francês ensemble 0 e do portuense Drumming - Grupo de Percussão.
Serralves junta-se à La Soufflerie (Rezé, França) na coprodução da criação desta peça coassinada pelo compositor francês Sébastien Roux e pela artista portuguesa Catarina Miranda. A peça vai buscar o seu título a um sistema de cânones rítmicos estudado pelo matemático romeno Dan Tudor Vuza. Estes cânones consistem em formas raras e incrivelmente complexas, ditas “perfeitas” na maneira como podem gerar a ausência de espaços vazios e sobreposições. Além de ser praticamente impossível recriá-los com meios analógicos, engendram experiências percetivas paradoxais, particularmente nas relações entre polifonia e monodia.
Cânones de Vuza inscreve-se na série de trabalhos anteriores de Roux com estas mesmas estruturas matemáticas. A peça enquadra-se igualmente nos estudos mais amplos sobre a perceção das formas que o compositor tem vindo a concretizar, nomeadamente em trabalhos nas fronteiras entre música e arte sonora. Roux aventura-se agora numa nova abordagem a aquelas estruturas abstratas reunindo um grupo de percussionistas virtuosos, tocando instrumentos de pedra e metal desenhados para o efeito.
Desde o início, a peça foi concebida como uma experiência sinestésica e cénica, recorrendo, nomeadamente, ao uso da luz e da cor. Catarina Miranda, cuja investigação em dança e cenografia se tem focado nas relações entre estados hipnagógicos e ficção, é a artista convidada a criar a dimensão visual de Cânones de Vuza.
Direção Artística: Sébastien Roux, Catarina Miranda;
Composição Musical: Sébastien Roux;
Intérpretes / ensemble 0: Stéphane Garin, Jeanne Larrouturou / Drumming GP: Miquel Bernat, Rui Rodrigues;
Construção de instrumentos: Alexandre Maillet, Stéphane Garin, Sébastien Roux;
Assistência Som e Música: Jérôme Tuncer;
Desenho de luz/ Cenografia: Catarina Miranda;
Assistência Técnica Luz: Renato Marinho / Francisco Campos;
Operação de luz: Francisco Campos;
Produção: ensemble 0;
Coprodução: Fundação de Serralves, La Soufflerie, The Windmill, Set 0, DRAC New Aquitaine, Drumming GP;
Apoio: New Aquitaine National Stage
Fotografia: Alexandre Maillet
Relacionado
Catarina Miranda (Portugal, 1982). Concluiu o mestrado EXERCE no ICI-CCN (Montpellier/Fr) e a licenciatura em Artes Visuais pela FBAUP; estudou Teatro Noh, no Kyoto Art Center, Japão.
No seu percurso destacam-se peças como Cabraquimera, Dream is the Dreamer, Boca Muralha, Mazezam e Reiposto Reimorto, apresentadas em eventos e instituições como o Centre Pompidou/Paris, Palais de Tokyo/Paris, Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação de Serralves, DDD – Festival Dias da Dança, Festival Materiais Diversos, Festival Pays de Danses, Short Theatre Festival. Apresentou as instalações Poromechanics no Centre Pompidou/Paris e, com Jonathan Saldanha, Diagonal Animal no Fabrik Festival (Fall River/ USA) e Mountain Mouth no Dance Box e Maizuru RB (Kobe/ Maizuru/JP).