Lançamento de Livro: As Sibilas - Diálogos em Sfumato, de Mónica Baldaque
18H00
O acesso é gratuito e deverá ser feito diretamente pela Rua de Serralves nº 873, 30 minutos antes do início da sessão.
Lançamento do livro As Sibilas - Diálogos em Sfumato, de Mónica Baldaque, com apresentação de Isabel Pires de Lima.
As Sibilas, de Mónica Baldaque, é um testemunho íntimo do universo familiar e dos processos de escrita de Agustina Bessa-Luís. Na senda de Sapatos de Corda, Mónica Baldaque revisita a memória de Amélia, tia de Agustina que inspirou a protagonista de um dos seus mais célebres romances, A Sibila, cuja morte a escritora aí vaticinou com incrível precisão.
O lançamento do livro de Mónica Baldaque antecipa a celebração do centenário de nascimento de Agustina Bessa-Luís, que se comemora no dia seguinte, a 15 de outubro.
Mónica Baldaque
Laura Mónica Bessa-Luís Baldaque nasceu no Douro, no lugar de Godim, Peso da Régua, a 13 de Maio de 1946. Concluiu o Curso Superior de Pintura na Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa em 1970, e enveredou pela carreira museológica. Em 1975 entrou para os quadros da Câmara Municipal do Porto, para o lugar de conservadora de museu. Depois ocupou o cargo de diretora do Museu Nacional da Literatura e do Museu Nacional de Soares dos Reis. Tem uma vasta obra na pintura de retrato e de paisagem. A escrita surge como uma forma natural de unir um pensamento e duas linguagens – pintura e palavra. O Douro é sempre o imaginário inesgotável das suas reflexões e inspiração. Entre outros livros, ilustrou, de Agustina Bessa-Luís, Vento, Areia e Amoras Bravas e Dentes de Rato.
Publicou, Do Outro Lado do Quadro (Asa, 2000), O Olhar do Lobo (Campo das Letras, 2003), A Folha do Limoeiro (Asa, 2005), Pequeno Alberto o Pensador (Babel, 2010), Contos Sombrios (Babel, 2011), Vinte Anos na Província (Sextante Editora, 2013) e A Raiz Vermelha do Amor (Babel, 2015). Sapatos de Corda – Agustina (Relógio D’Água, 2020).
Isabel Pires de Lima
Professora Emérita da Universidade do Porto. Professora Catedrática Aposentada da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Investigadora do Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa (Unidade I&D da FCT). Professora convidada em Universidades europeias, africanas, americanas e asiáticas. Doutorada em Literatura Portuguesa com a tese As Máscaras do Desengano - para uma leitura sociológica de ‘Os Maias’ de Eça de Queirós (1987); especialista em Literatura Portuguesa Moderna e Contemporânea e em estudos queirosianos com dezenas de títulos publicados; trabalha ainda em Estudos Interartísticos e em Literaturas Comparadas em Língua Portuguesa. Promotora de inúmeros colóquios e congressos nacionais e internacionais. Deputada à Assembleia da República Portuguesa (1999-2005/2008-2009). Ministra da Cultura de Portugal (2005-2008). Vice-Presidente do Conselho de Administração da Fundação de Serralves para o triénio 2006-8. Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique.