CONVERSAS COM CIÊNCIA
O paradoxo do Mar dos Açores: ecossistemas icónicos numa das mais congestionadas rotas marítimas do mundo. A investigação ao serviço da análise de risco ambiental
Horário: 11h00 - 12h30
Lotação: 25 Pessoas
Acesso: gratuito, pela Rua Bartolomeu Velho, 141, com inscrição obrigatória através do link

A região dos Açores contém ecossistemas marinhos icónicos, como montes submarinos e fontes hidrotermais de profundidade, os quais possuem elevada biodiversidade, uma panóplia de espécies endémicas, bem como compostos importantes para as diversas áreas da Economia Azul.
Simultaneamente, a região meso-atlântica é atravessada diariamente por centenas de navios, a maioria dos quais são navios petroleiros e cargueiros. Os navios cargueiros transportam substâncias, que se derramadas no oceano podem causar efeitos adversos aos ecossistemas naturais e à saúde humana. Estas substâncias, conhecidas por HNS (do inglês Hazardous and Noxious Substances) apresentam diversos comportamentos no meio aquático, de acordo com a sua composição.
Nesta conversa, será apresentado um projeto de investigação desenvolvido por investigadores do CIIMAR, com o objetivo de entender os efeitos de HNS em ecossistemas de montes submarinos e de fontes hidrotermais de profundidade para o desenvolvimento de metodologias de análise de risco ambiental. Deste modo, pretende-se criar ferramentas numéricas de apoio à gestão/decisão em caso de acidentes com derrames de HNS na zona dos Açores, em concreto, mas com potencial de serem expandidas para outros ecossistemas marinhos a nível global.
Mecenas do Parque

Parceiro Científico

A DECORRER
TERMINADAS