CONVERSAS COM CIÊNCIA
CONVERSAS COM CIÊNCIA
O paradoxo do Mar dos Açores: ecossistemas icónicos numa das mais congestionadas rotas marítimas do mundo. A investigação ao serviço da análise de risco ambiental
Horário: 11h00 - 12h30
Lotação: 25 Pessoas
Acesso: gratuito, pela Rua Bartolomeu Velho, 141, com inscrição obrigatória através do link
A região dos Açores contém ecossistemas marinhos icónicos, como montes submarinos e fontes hidrotermais de profundidade, os quais possuem elevada biodiversidade, uma panóplia de espécies endémicas, bem como compostos importantes para as diversas áreas da Economia Azul.
Simultaneamente, a região meso-atlântica é atravessada diariamente por centenas de navios, a maioria dos quais são navios petroleiros e cargueiros. Os navios cargueiros transportam substâncias, que se derramadas no oceano podem causar efeitos adversos aos ecossistemas naturais e à saúde humana. Estas substâncias, conhecidas por HNS (do inglês Hazardous and Noxious Substances) apresentam diversos comportamentos no meio aquático, de acordo com a sua composição.
Nesta conversa, será apresentado um projeto de investigação desenvolvido por investigadores do CIIMAR, com o objetivo de entender os efeitos de HNS em ecossistemas de montes submarinos e de fontes hidrotermais de profundidade para o desenvolvimento de metodologias de análise de risco ambiental. Deste modo, pretende-se criar ferramentas numéricas de apoio à gestão/decisão em caso de acidentes com derrames de HNS na zona dos Açores, em concreto, mas com potencial de serem expandidas para outros ecossistemas marinhos a nível global.
Mecenas do Parque
Parceiro Científico
Relacionado
Irene Martins é Doutorada em Ecologia (U. Coimbra) e investigadora do CIIMAR desde 2017.
Anteriormente, foi investigadora do MARE e docente na School of Ocean Sciences (U. Bangor, UK). O seu trabalho incide no desenvolvimento de modelos ecológicos de organismos, populações e ecossistemas marinhos, de modo a entender a sua dinâmica e prever variações ao longo do tempo, induzidas pelo efeito simultâneo de vários fatores de perturbação (alterações climáticas, eventos climáticos extremos, plásticos, nutrientes, fármacos, poluentes orgânicos, etc.). Está interessada em abordagens multidimensionais dos ecossistemas marinhos, através da integração de diferentes ferramentas numéricas e tecnológicas (modelos ecológicos, hidrodinâmicos, socioeconómicos, SIG, bases de dados, APPs, etc.), que possam resultar no desenvolvimento de ferramentas válidas de suporte à gestão
sustentável de ecossistemas marinhos.