SESSÃO DE CINEMA

O REGRESSO DO FILHO PRÓDIGO - HUMILHADOS | ENCANTADOS | DOLANDO

Retrospetiva Straub-Huillet

Sessão de cinema com apresentação de António Roma Torres

Auditório da Casa do Cinema Manoel de Oliveira
19 NOV 2023 | 17:00

O acesso ao Auditório da Casa do Cinema é feito pela Rua de Serralves nº 873, 30 minutos antes do início da sessão.

Bilhete: 3€
Desconto de 50% para Amigos de Serralves, jovens até aos 18 anos, estudantes e maiores de 65 anos.

Passe geral para todas as sessões
Público geral: 70€
Desconto de 50% para Amigos de Serralves, jovens até aos 18 anos, estudantes e maiores de 65 anos.

Comprar Bilhete

O REGRESSO DO FILHO PRÓDIGO - HUMILHADOS | ENCANTADOS | DOLANDO
"O regresso do filho pródigo - Humilhados" (Jean-Marie Straub e Danièle Huillet, 2002)

Décima sétima sessão da Retrospetiva Integral Straub-Huillet, com a projeção de "O regresso do filho pródigo - Humilhados" (2002), "Encantados" (2002) e "Dolando" (2002), com apresentação de António Roma Torres.


Il ritorno del figlio prodigo – Umiliati | O regresso do filho pródigo – Humilhados

Jean-Marie Straub e Danièle Huillet | ITA, FRA | 64 min. | 2002


Straub-Huillet decidiram dar continuidade a Operários, Camponeses com este filme díptico, regressando à mesma obra de Vittorini que tinha dado origem a esse filme. Se a primeira parte se descreve pelo título, pelo regresso de um camponês à sua comunidade após ter fugido, a segunda constitui uma espécie de “linchamento”, onde essa mesma comunidade conta como foi vítima das forças do progresso. Pela gravidade das declamações, do hieratismo da mise-en-scène e das vozes históricas que nele se inscrevem, é uma obra que exemplifica o entendimento de que “um filme é feito por um entrelaçado de sentimentos, histórias e experiências” (J.-M. Straub).


Incantati | Encantados

Jean-Marie Straub e Danièle Huillet | ITA, FRA, GER | 6 min. | 2002


De maneira semelhante ao que Straub-Huillet fizeram com as curtas-metragens O viajante e O amolador em relação a Sicília!, também a segunda parte do dítico O regresso do filho pródigo - Humilhados, serviu de matéria-prima para a criação de duas curtas reinterpretações. A primeira delas, Incantati, remonta a sequência final de Humilhados.


Dolando

Jean-Marie Straub e Danièle Huillet | ITA, FRA, GER | 7 min. | 2002


A segunda curta-metragem que parte de Il Ritorno del Figlio Prodigo – Umiliati, Dolando apresenta a pessoa homónima, Dolando Bernardini, cantando alguns versos do poema épico La Gerusalemme Liberata de Torquato Tasso, que sabia de cor, seguido de um take diferente do último plano de Operários, Camponeses.

Relacionado

António Roma Torres
António Roma Torres
António Roma Torres
António Roma Torres

Exerceu actividade de crítica de cinema em Voz Portucalense (1971-1974), Jornal de Notícias (1975-2001), A Grande Ilusão (1984-1996) e Ípsilon-Público (2019-2023). Publicou Cinema Português, Ano Gulbenkian (1974), Cinema, Arte e Ideologia, antologia (1975), Cinema Saúde Doença, organização (2010), Tudo o que sempre quis saber sobre Psicodrama (mas nunca ousou perguntar a Woody Allen) (2018) e Espelhos Mágicos – A Filmosofia em Manoel de Oliveira (2022), além de 25 entradas no Diccionario del Cine Iberoamericano: España, Portugal y America, SGAE, Barcelona, 2011 de que J. Bénard da Costa coordenou a parte portuguesa, e mantém desde 2011 o blog sobre cinema Toda a Memória do Mundo. Escreveu as sinopses dos filmes E Depois de Abril – História do Cinema Português 1974-1984, de Jorge Paixão da Costa (1998) e Sem Cura – À Saúde de Manoel de Oliveira de Saguenail e Regina Guimarães (2011). Paralelamente exerce actividade clínica como médico psiquiatra, terapeuta familiar e director de psicodrama, tendo sido Director da Clínica de Psiquiatria e Saúde Mental do Centro Hospitalar São João (2007-2017), co-fundador da Sociedade Portuguesa de Psicodrama e da Federation of European Psychodrama Training Organizations (FEPTO) e membro do board da International Association for Group Psychotherapy and Group Processes - IAGP (2001 a 2009) e é ainda autor das peças de teatro O Rei da Áustria, Novo Céu, César e Cícero, Tudo Espantalhos, Escura Primavera, Os Dois Sarafanos e A Paixão de José Ajudado, todas publicadas nas Edições Afrontamento.

serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile