SESSÃO DE CINEMA

PROPOSTA EM QUATRO PARTES

Retrospetiva Straub-Huillet

Sessão de cinema com apresentação de Pedro Crispim

Casa do Cinema Manoel de Oliveira
25 OUT 2023 | 17:00

O acesso ao Auditório da Casa do Cinema é feito pela Rua de Serralves nº 873, 30 minutos antes do início da sessão.

Bilhete: 3€
Desconto de 50% para Amigos de Serralves, jovens até aos 18 anos, estudantes e maiores de 65 anos.

Passe geral para todas as sessões
Público geral: 70€
Desconto de 50% para Amigos de Serralves, jovens até aos 18 anos, estudantes e maiores de 65 anos.

Comprar Bilhete

PROPOSTA EM QUATRO PARTES
"Proposta em quatro partes" (Jean-Marie Straub e Danièle Huillet, 1985)

Décima sessão da retrospetiva Straub-Huillet, com a projeção do filme "Proposta em quatro partes" (1985), com apresentação de Pedro Crispim.


Proposta in quattro parti | Proposta em quatro partes

Jean-Marie Straub e Danièle Huillet | ITA | 41 min. | 1985


Esta encomenda para a televisão italiana, difundido na noite de Natal de 1985, consiste, como Straub telegraficamente resumiu, numa “montagem vídeo, em quatro movimentos, sem nenhum comentário nem entrevistas”, e é composta pelo filme A Corner in Wheat (1909) de D.W. Griffith e por três excertos de filmes de Straub-Huillet: o final do primeiro ato de Moisés e Aarão, a sequência nos alpes de Fortini/Cani, e o último diálogo da primeira parte de Da Nuvem à Resistência.

Relacionado

Pedro Crispim
Pedro Crispim
Pedro Crispim
Pedro Crispim

Pedro Crispim formou-se em teatro na Academia Contemporânea do Espetáculo (2010) e licenciou-se em Cinema e Audiovisual na Escola Superior Artística do Porto (2013). Concluiu o mestrado em Comunicação Audiovisual, na especialização Produção e Realização Audiovisual, pela Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Politécnico do Porto (2016) e uma pós-graduação em Argumento pela Escola Superior de Media, Artes e Design (2019). Doutor em Ciências da Comunicação, na especialidade de Cinema e Televisão pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa (2022) com a tese “Resgates da câmara: Intimidade e unidade de espaço no cinema de ficção narrativo” sobre a relação entre intimidade e unidade de espaço no cinema de ficção. Escreveu e realizou a curta-metragem “Palhaços” (2015), vencedora, entre outros, do Prémio Sophia Estudante (ficção) e da Menção Honrosa do MotelX. Foi assistente de realização de Manuel Mozos na curta-metragem “A Glória de Fazer Cinema em Portugal” (2015). É professor na licenciatura de Cinema e Audiovisual da ESAP, investigador no Centro de Estudos Arnaldo Araújo e assistente de programação da Casa do Cinema Manoel de Oliveira da Fundação de Serralves.              

serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile