SESSÃO DE CINEMA: O GEBO E A SOMBRA

Auditório da Casa do Cinema Manoel de Oliveira
20 NOV 2022 | 17H00

Todos os filmes serão apresentados na sua língua original e legendados em português.

Por motivos de força maior o programa poderá ser alterado.

Acesso

Bilhete (1 sessão): 3€

Estudante/Jovem, Maiores de 65 e Amigos de Serralves: 1,5€

O acesso ao Auditório da Casa do Cinema é feito pela Rua de Serralves nº 873, 30 minutos antes do início da sessão.

Comprar Bilhete

SESSÃO DE CINEMA: O GEBO E A SOMBRA ANIKI-BÓBÓ - 80 ANOS

20 NOV | DOM | 17H00
O GEBO E A SOMBRA

Manoel de Oliveira

PT, FR | 2012 | 95 min.

O Gebo e a Sombra foi a última longa-metragem realizada por Manoel de Oliveira e a sua primeira aproximação à obra dramática de Raul Brandão. Interrogado sobre necessidade de fazer um filme sobre a crise que se abatera em Portugal e a pobreza que esta gerara, Oliveira terá respondido, “Esse filme seria extremamente difícil de realizar, a menos que fosse um documentário onde pudesse mostrar diferentes formas de pobreza. E então lembrei da peça do Raul Brandão, O Gebo e a Sombra, que lida com pobreza e honestidade.” Gebo trabalha como contabilista para sustentar Doroteia, a mulher, e Sofia, a nora (apesar da sua idade avançada e de esse trabalho lhe dar pouco sustento financeiro). A existência daquelas três pessoas é triste e monótona, girando à volta da ausência de João, o filho, que ninguém sabe onde está ou por que razões partiu. Até que, sem que já ninguém o esperasse, João regressa. Como escreveram António Preto e Mathias Lavin, nos Cahiers du Cinéma, aquando da estreia do filme, “Manoel de Oliveira disse uma vez que as personagens de A Caixa (1994) podiam ser as crianças de Aniki Bóbó (1942) em adultas, são porventura estas mesmas figuras que reaparecem em O Gebo e a Sombra, agora em velhas. É, efectivamente, à luz desses dois filmes que a mais recente realização de Oliveira pode ser entendida.”


Filme apresentado no âmbito da celebração do 80.º aniversário da estreia de Aniki-Bóbó, que inclui uma exposição documental no foyer do Auditório da Casa do Cinema Manoel de Oliveira* e um ciclo de conversas.

*Acessível sempre que decorram atividades no Auditório da Casa do Cinema Manoel de Oliveira.

A DECORRER

TERMINADAS

serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile