SIZA TALKS 2023
Conversas e Intercâmbios
As conferências serão em inglês, com tradução simultânea para português.
Acesso (1 dia): 5€, com 50% de desconto para Amigos de Serralves, estudantes e maiores de 65 anos.
Comprar Bilhete
Todas as cidades são a minha cidade, à qual sempre regresso.
Tudo é então diferente, pois conheço que é diferente. Os olhos abrem-se à minha cidade, sou de novo um estranho maravilhado, capaz de ver: de fazer.
Álvaro Siza (1995)
Como parte do seu compromisso continuado com a arquitetura, este ano o Museu de Arte Contemporânea de Serralves será sede da quinta edição das "The Álvaro Siza Talks", um colóquio internacional que reúne conceituados arquitetos nacionais e estrangeiros, académicos e estudantes para a discussão de temas relevantes para a arquitetura contemporânea, enquanto celebra o espírito da obra de Álvaro Siza. Cada edição das Talks está centrada em torno de um tema diferente que visa fomentar a discussão e o debate em relação a temas e valores expressos na arquitetura de Siza.
Poder-se-ia dizer que a arquitetura é o resultado de uma série de transplantes e enxertos sucessivos que alimentam uma forma específica de conversação entre diferentes culturas e lugares. O tema proposto para a edição deste ano das Talks, "Conversas e Intercâmbios", pretende refletir sobre o quanto as viagens, os períodos de estudo no estrangeiro e o trabalho em países e culturas diferentes dos seus locais de origem, transformaram e enriqueceram a prática da arquitetura através de diferentes formas de intercâmbio.
Este intercâmbio sempre se verificou, mas alargou-se e acelerou-se certamente nas últimas décadas. Devido a este processo de difusão e aceleração sem precedentes, talvez não tenha sido dada a devida atenção a esta questão. Destacar o valor deste intercâmbio – e das diferentes formas de mestiçagem que dele resultam – na formação e no trabalho dos arquitetos contemporâneos seria um dos objetivos deste evento.
Os arquitetos que participam na edição deste ano das Talks representam, de diferentes maneiras, todas as formas possíveis destes intercâmbios, quer através da sua formação, do seu trabalho ou do seu ensino, tendo frequentemente atravessado as fronteiras físicas e conceptuais do vasto território da arquitetura.
A palestra de abertura será proferida por Yvonne Farrell e Shelley Mcnamara (Grafton Architects), e os oradores incluem Ahmadreza Schricker, Francesca Torzo, João Pedro Serôdio, Stéphanie Bru e Emanuel Christ.
Para além de Álvaro Siza, o Comité Científico das “The Álvaro Siza Talks” é composto por Eduardo Souto de Moura, Farrokh Derakhshani (Diretor do Prémio Aga Khan de Arquitetura), Philippe Vergne (Diretor do Museu de Arte Contemporânea de Serralves) e Carles Muro (curador das The Álvaro Siza Talks).
As conferências serão realizadas em inglês com tradução simultânea para português.
“The Álvaro Siza Talks” são organizadas pela Fundação de Serralves em colaboração com o Prémio Aga Khan de Arquitetura.
Oradores
Yvonne Farrell, Shelley McNamara (Grafton Architects, Dublin)
Stéphanie Bru (BRUTHER, Paris)
Emanuel Christ (Christ & Gantenbein, Basel)
Ahmadreza Schricker (ASA North, New York)
João Pedro Serôdio (Serôdio, Furtado, Porto)
Francesca Torzo (Genoa)
ALTERAÇÕES AO PROGRAMA POR MOTIVOS DE FORÇA MAIOR:
Quarta-feira, 08 de novembro
19:00 Boas-vindas
19:30 Conferência de abertura: Yvonne Farrell, Shelley McNamara (Grafton Architects)
Quinta-feira, 09 de novembro
18:30 Francesca Torzo
19:30 João Pedro Serôdio
Sexta-feira, 10 de novembro
18:30 Ahmadreza Schricker
19:30 Emanuel Christ
Mecenas das Siza Talks
Relacionado
Ahmadreza Schricker
(EUA, 1979)
Ahmadreza Schricker é arquiteto, escritor e fundador da ASA North, um gabinete de arquitetura internacional com sede em Nova Iorque que colabora com artistas e escritores. ASA North opera numa gama que vai desde uma pequena casa privada até à grande escala do projeto urbano e tem um interesse concentrado na inovação nas áreas da arte, design, tecnologia, interação social e estilo de vida. Ahmadreza estudou belas-artes e, mais tarde, obteve o seu Mestrado em Arquitetura pela Harvard Graduate School of Design em 2008. Ahmadreza foi arquiteto coordenador de projetos no escritório da OMA*AMO em Nova Iorque e supervisionou vários projetos nas Américas. Antes de trabalhar na OMA, trabalhou na Herzog & de Meuron em Basileia. O Museu de Arte Contemporânea e Centro Cultural Argo, em Theran, concebido pela ASA North, foi um dos vencedores do Prémio Aga Khan de Arquitetura de 2022.