SONS NO PARQUE

Clareira das Bétulas - Parque
03 DEZ 2022 | 16H00
SONS NO PARQUE dez 2022
RunLola

O Parque de Serralves enquanto sistema dinâmico em espaço urbano envolve e integra a sua biodiversidade num contexto patrimonial arquitetónico e paisagístico único. A paisagem e a sua dimensão humana, em harmonia, redesenham os jardins. Albert Einstein alertou-nos para a importância do “Olhar profundamente para a natureza e compreenderás tudo melhor”. Nesta perspetiva, o Parque comunica ciclos, que ao longo das suas estações, expressam vida pelas formas, texturas e cores, momentos efémeros que moldam e transformam as suas paisagens.


Experienciar os sons ao sabor das estações é um desafio à perceção e entendimento da música no Parque. Quatro momentos, quatro estações, quatro espaços singulares do Parque com a Banda Sinfónica Portuguesa que, com as suas diversas formações de música de câmara apresentará ao longo do ano um programa musical, procurando ir ao encontro dos sons da Natureza e das cores das estações numa simbiose entre música e espaço.


Sinopse:

SIMBIOSE - Daniel Martinho e Gilberto Bernardes

Simbiose é uma performance divida em quatro partes que correspondem às quatro estações do ano. O nome resulta do conceito de experiência imersiva que permitirá ao público interagir e ser parte integrante da narrativa musical, através de uma aplicação de telemóvel, diluindo a barreira entre ouvinte e intérprete. Para além disso, no campo musical, a eletrónica funde-se com os cinco saxofonistas da Banda Sinfónica Portuguesa (soprano, alto, tenor e barítono) que, por sua vez, se misturam com os sons da natureza relativos a cada estação do ano, criando uma simbiose musical única. Em homenagem a um dos marcos da história da música, o material musical foi inspirado pelo conjunto de quatro concertos para violino e orquestra do compositor António Vivaldi, apelidados de As Quatro Estações, escritos há quase 300 anos (1723).


Direção artística: Francisco Ferreira


Quinteto de Saxofones da Banda Sinfónica Portuguesa e Eletrónica

Gilberto Bernardes - Saxofone Soprano

José Pedro Gonçalinho - Saxofone Alto

Jorge Sousa - Saxofone Alto

Isabel Anjo -Saxofone Tenor

Marcelo Marques - Saxofone Barítono

Daniel Martinho - Eletrónica

A DECORRER

TERMINADAS

Digital Product by BondHabits