UBERRO

João-Artur-Gomes-Alves & Isabel Carvalho

Museu
18 DEZ 2022

das 16h00 às 19h00

Instalação performativa duracional.

A entrada poderá ser feita a qualquer momento da duração da peça, sujeita ao limite de lotação de 25 pessoas.

Bilhete: 3€

Estudante/Jovem, maiores de 65 e Amigos de Serralves: 1,50 €

UBERRO JOÃO ALVES & ISABEL CARVALHO

UBERRO é uma instalação performática com a duração de três horas criada colaborativamente por João-Artur-Gomes-Alves e Isabel Carvalho e estruturada a partir de um texto organicamente redigido e mecanicamente recitado por uma voz ready-made. Interessou-lhes que as palavras ouvidas fossem acompanhadas de objetos sonoros que marcam um tempo desfasado, seguindo uma partitura de configuração espiralada. Nesta peça, voz e som combinam-se ainda com imagens de um grupo de condutores de veículos, porventura de entregas ao domicílio, que são representados pelos seus corpos, barrigas e cabeças a fundirem-se com o metal e o movimento das rodas, das correntes e dos chaços dos seus veículos motorizados como se a composição que associa todas as partes emergisse de um fundo circular — figura representativa do metabolismo digestivo. Foi pensado que se UBER, acima de qualquer significado ou tradução, se pode afirmar como uma totalidade, e ERRO, abaixo de qualquer pretensão, é o problema que impede a totalidade de ser efetivamente total, então BERRO é a manifestação dessa impossibilidade. Assim acontece como quando a máquina dá “o berro”, isto é, na hipótese colocada aqui em prática de haver um cruzamento de invertidos, ou ainda, posto de outra forma, quando um estouro introvertido tenta unificar os mitos latentes do movimento perpétuo com os ritos da exaustão de todo um sistema.

Direção, texto, imagens: Isabel Carvalho

Direção, texto, objetos sonoros: João-Artur-Gomes-Alves

Desenho gráfico (publicação): Macedo Cannatà

Impressão (publicação): Oficina Arara

Relacionado

Isabel Carvalho
Isabel Carvalho
João-Artur-Gomes-Alves
João-Artur-Gomes-Alves
Isabel Carvalho
Isabel Carvalho

Isabel Carvalho (Porto, 1977).
Expõe individual e coletivamente com regularidade, destacando-se, entre as mais recentes apresentações, as seguintes: Langages Tissés, Centre d’Arte Le Lait (Albi), em França e Museu Mineiro, Galeria Quadrado Azul (Porto), AR(a)C(hné)-EN-CIEL, Galeria Quadrado Azul (Lisboa), Strange Attractor, Pavilhão Branco (Lisboa) e Pés de barro, Galeria Municipal do Porto (Porto), em Portugal. Fez residências artísticas na Kusntlerhaus Bethanien, Berlim, Alemanha; na NTU Centre for Contemporary Art Singapore, Singapura e na Maaretta Jaukkuri Foundation, Lofoten, Noruega. Está representada em várias coleções públicas. Foi responsável pelo projeto Navio Vazio, um espaço de ocupação temporária de experimentação editorial a três dimensões. Em 2017, iniciou a revista Leonorana, da qual é autora e editora.

serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile