SESSÃO DE CINEMA E CONVERSA: LETTER FROM AN UNKNOWN WOMAN [CARTA DE UMA DESCONHECIDA]

O CINEMA E AS OUTRAS ARTES - CINEMA E ESCRITA

Auditório da Casa do Cinema Manoel de Oliveira
11 MAR 2023 | 17H00

Todos os filmes serão apresentados na sua língua original e legendados em português.

Por motivos de força maior o programa poderá ser alterado.

Acesso

Bilhete (1 sessão): 3€

Estudante/Jovem, Maiores de 65 e Amigos de Serralves: 1,5€

O acesso ao Auditório da Casa do Cinema é feito pela Rua de Serralves nº 873, 30 minutos antes do início da sessão.


Comprar Bilhete

UM FILME FALADO - CINEMA E ESCRITA

11 MAR | SÁB | 17H00

CINEMA E ESCRITA

LETTER FROM AN UNKNOWN WOMAN [CARTA DE UMA DESCONHECIDA]

Max Ophüls
USA | 1949 | 86’

Seguido de conversa com Djaimilia Pereira de Almeida (escritora) e Rosa Maria Martelo (prof. de Literatura), moderada por Anabela Mota Ribeiro

Um dos filmes mais belos e mais amados de Max Ophüls, baseado no conto homónimo do escritor austríaco Stefan Zweig. Uma jovem austríaca apaixona-se pelo seu novo vizinho, um pianista de concerto. Mas, quando têm a oportunidade de estar juntos, as coisas não correm exatamente como ela desejava... Uma história de amor surdo que só se revela, através da escrita, no leito de morte – “By the time you read this I may be dead”. Situado na Viena do Imperador Francisco José (toda recriada nos estúdios de Hollywood), este talvez seja o filme em que mise-en-scène de Ophüls mais atinge a perfeição, com um equilíbrio absoluto entre a elegância formal e a emoção. Excecional desempenho de Joan Fontaine, acompanhada por Louis Jourdan. A exibir em cópia digital restaurada.


Filme apresentado no contexto do ciclo Um Filme Falado ou o Cinema e as Outras Artes, concebido por Anabela Mota Ribeiro. A sessão contará com uma apresentação e será seguida por uma conversa com a escritora Djaimilia Pereira de Almeida e a professora de Literatura Rosa Maria Martelo sobre a relação entre cinema e literatura.

A DECORRER

TERMINADAS

Digital Product by BondHabits