SESSÃO DE CINEMA

SESSÃO DE CINEMA E CONVERSA: LA JETÉE [O PONTÃO]

UM FILME FALADO OU O CINEMA E AS OUTRAS ARTES

O CINEMA E AS OUTRAS ARTES - CINEMA E FOTOGRAFIA

Auditório da Casa do Cinema Manoel de Oliveira
14 JAN 2023 | 17H00

Todos os filmes serão apresentados na sua língua original e legendados em português.

Por motivos de força maior o programa poderá ser alterado.

Acesso

Bilhete (1 sessão): 3€

Estudante/Jovem, Maiores de 65 e Amigos de Serralves: 1,5€

O acesso ao Auditório da Casa do Cinema é feito pela Rua de Serralves nº 873, 30 minutos antes do início da sessão.

Comprar Bilhete

UM FILME FALADO - CINEMA E FOTOGRAFIA

14 JAN | SÁB | 17H00

CINEMA E FOTOGRAFIA

LA JETÉE [O PONTÃO]

Chris Marker

FR | 1962 | 28’

Seguido de conversa com Filipa Ramos (curadora) e Sérgio Mah (curador), moderada por Anabela Mota Ribeiro

Na sequência de uma 3ª Guerra Mundial, um homem é mantido prisioneiro e submetido aos efeitos de uma viagem no tempo para a época do pré-guerra, em busca de comida, mantimentos e, talvez mesmo, uma solução para o destino da humanidade. La Jetée é um marco no cinema de ficção-científica, tendo influenciado todo o género e em particular a tipologia dos filmes de viagens no tempo. Mas além disso, é também um dos mais originais e complexos foto-filmes da história do cinema. As cerca de duas centenas de fotografias que compõem o filme têm a capacidade de revelar os tempos (passados, presentes e futuros) de uma geração que parece assistir à própria morte.


Filme apresentado no contexto do ciclo Um Filme Falado ou o Cinema e as Outras Artes, concebido por Anabela Mota Ribeiro. A sessão contará com uma apresentação e será seguida por uma conversa com a curadora Filipa Ramos e o curador Sérgio Mah sobre a relação entre cinema e fotografia.

Relacionado

Filipa Ramos
Filipa Ramos

Fotografia: Thaddäus Salcher

Sérgio Mah
Sérgio Mah
Anabela Mota Ribeiro
Anabela Mota Ribeiro

Fotografia: Estelle Valente

Filipa Ramos
Filipa Ramos

Filipa Ramos é escritora e curadora. Doutorada pela School of Critical Studies da Kingston University, a sua pesquisa centra-se nos modos como a cultura aborda as questões da ecologia, em particular no modo como a arte contemporânea fomenta as relações entre natureza e tecnologia. É Diretora do Departamento de Arte Contemporânea da cidade do Porto. É, igualmente, curadora da Art Basel Film e curadora fundadora do Vdrome. Em 2021, foi co-curadora de “Bodies of Water”, da 13ª Bienal de Xangai, e co-curadora da exposição coletiva “Pés de Barro” na Galeria Municipal do Porto. Foi também curadora da exposição “Animalesque”, no Bildmuseet Umeå, Suécia (verão 2019) e BALTIC Gateshead (inverno 2020). Foi editora-chefe da revsista e-flux (2013-20), editora associada do Manifesta Journal (2009-11) e contribuiu para a Documenta 13 (2012) e 14 (2017). Publicou o livro “Lost and Found” (Silvana Editoriale, 2009) e editou “Animals” (Whitechapel Gallery/MIT Press, 2016). É professora no Programa de Mestrado do Instituto de Artes da Fachhochschule Nordwestschweiz, Basileia, onde dirige os seminários Arte e Natureza.

serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile