SESSÃO DE CINEMA

SESSÃO DE CINEMA E CONVERSA: LUST FOR LIFE

UM FILME FALADO OU O CINEMA E AS OUTRAS ARTES

com Marta Mestre (curadora) e Nuno Crespo (crítico de arte e prof. de Filosofia) e moderação de Anabela Mota Ribeiro

Auditório da Casa do Cinema Manoel de Oliveira
15 ABR 2023 | 17H00

Todos os filmes serão apresentados na sua língua original e legendados em português.

Por motivos de força maior o programa poderá ser alterado.


Acesso

Bilhete (1 sessão): 3€

Estudante/Jovem, Maiores de 65 e Amigos de Serralves: 1,5€

O acesso ao Auditório da Casa do Cinema é feito pela Rua de Serralves nº 873, 30 minutos antes do início da sessão.



Comprar Bilhete

UM FILME FALADO - CINEMA E PINTURA

15 ABR | SÁB | 17H00

CINEMA E PINTURA

LUST FOR LIFE [A VIDA APAIXONADA DE VAN GOGH]

VINCENTE MINNELLI

EUA | 1956 | 122’

Seguido de conversa com Marta Mestre (curadora) e Nuno Crespo (crítico de arte e prof. de Filosofia), moderada por Anabela Mota Ribeiro

Drama biográfico sobre Vincent Van Gogh, com especial ênfase na sua relação com o também pintor Paul Gauguin e com o irmão Theo Van Gogh. Realizado por um dos grandes mestres do cinema clássico de Hollywood, Vincente Minnelli, o filme é protagonizado por Kirk Douglas, como Van Gogh, que contracena com Anthony Quinn, no papel de Gauguin (que lhe daria o Oscar de Melhor Ator Secundário). O retrato de um artista torturado, que adapta o romance biográfico assinado por Irving Stone, onde se descobre um dos mais belos trabalhos de cor alguma vez feitos para cinema. O encontro de dois génios: a pintura de Van Gogh e o cinema de Vincente Minnelli.


Filme apresentado no contexto do ciclo Um Filme Falado ou o Cinema e as Outras Artes, concebido por Anabela Mota Ribeiro. A sessão contará com uma apresentação e será seguida por uma conversa com a curadora Marta Mestre e o crítico de arte e professor de Filosofia Nuno Crespo sobre a relação entre cinema e pintura.

Relacionado

Marta Mestre
Marta Mestre
Nuno Crespo
Nuno Crespo
Anabela Mota Ribeiro
Anabela Mota Ribeiro

Fotografia: Estelle Valente

Marta Mestre
Marta Mestre

Marta Mestre é curadora e pesquisadora em arte contemporânea. Tem trabalhado maioritariamente em Portugal e no Brasil. Desde 2020 é diretora artística do Centro Internacional das Artes José de Guimarães/CIAJG, onde coordena a programação de exposições e programas públicos. Foi curadora no Instituto Inhotim, em Minas Gerais, curadora assistente no Museu de Arte Moderna e professora e curadora convidada na Escola de Arte Parque Lage, ambos no Rio de Janeiro. Marta Mestre realizou exposições em várias instituições tais como S.M.A.K. (Gante), Instituto Inhotim (Minas Gerais), MAM (Rio de Janeiro), Museu Berardo (Lisboa), Galerias Municipais (Lisboa), Museu Oscar Niemeyer (Curitiba), CIAJG (Guimarães), entre outras, e em galerias e espaços independentes. Escreve sobre o trabalho de artistas, participa em júris de prémios de artes visuais e em seminários e formações. É membro do CIMAM/ Comité Internacional de Museus e Coleções de Arte Moderna. Em 2024, Marta Mestre é co-curadora da Bienal de Coimbra Anozero.

serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile