LINHAS DE VENTO — PERCURSOS ARTÍSTICOS NA NATUREZA
Caves Ferreira, Vila Nova de Gaia

Richard Long, Earth Circle, 2001. Col. Fundação de Serralves — Museu de Arte Contemporânea, Porto. Aquisição em 2003.Fotografia: Ricardo Raminhos
ÂNGELO DE SOUSA, FERNANDO JOSÉ PEREIRA, FERNANDO LANHAS, RICHARD LONG
Tomando como ponto de partida a relação singular que a história e produção de Vinho do Porto estabelecem com os territórios percorridos pelo rio Douro, a exposição Linhas de vento acompanha o trajeto de visitação das Caves Ferreira com a apresentação de um conjunto de obras da Coleção de Serralves que reequacionam o nosso vínculo com o meio natural sob diferentes perspetivas e em múltiplas dimensões.
O percurso expositivo desenvolve-se em torno de uma grande instalação de um dos maiores vultos internacionais associados ao movimento da land art, Richard Long, apresentada em diálogo com obras de artistas portugueses de diferentes gerações cujas práticas relevam aproximações distintas a esta temática, que hoje se reveste de especial relevância.
Esta exposição, com curadoria de Joana Valsassina, integra o Programa de Exposições Itinerantes da Coleção de Serralves que tem por objetivo tornar o acervo da Fundação acessível a públicos diversificados de todas as regiões do país.
Produção: Fundação de Serralves — Museu de Arte Contemporânea, Porto
