LIVROS DE RESISTÊNCIA

A resiliência dos livros de artista na era digital

Biblioteca
06 JUN 2025 - 01 FEV 2026
0606 LIVROS DE RESISTÊNCIA

Yusuf Hassan da BlackMass Publishing a apresentar Three Star Books × BlackMass Publishing @ Canal Projects, Nova Iorque, março de 2025. Fotografia de © William Jess Laird


Os livros continuam a ser um meio de grande importância para os artistas, oferecendo um espaço de conhecimento, reflexão e transformação. Com o domínio dos meios digitais e o aumento da censura, a permanência dos livros torna-se cada vez mais vital. Independentemente da sua forma, qualquer livro encerra, na sua estrutura e na sua presença, uma natureza poética. Através das suas obras, cada um com as suas inquietações, os artistas de LIVROS DE RESISTÊNCIA unem-se num ato de resistência.

The Rain, um filme poético de Marcel Broodthaers, dá o mote para a exposição: a interação entre linguagem, imagem e materialidade.

É nesta perspetiva que a Biblioteca de Serralves apresenta obras de BlackMass Publishing, Bread and Puppet Theater, Marcel Broodthaers, Carla Filipe, Sébastien de Ganay, Ryan Gander, Stefan Marx, Annika Ström, Martine Syms, Nora Turato, Kandis Williams e Honza Zamojski.

A exposição Livros de Resistência — A resiliência dos livros de artista na era digital é organizada pela Fundação de Serralves — Museu de Arte Contemporânea do Porto, com curadoria de Christophe Boutin e coordenação de Sónia Oliveira.


serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile