SOIL ART TALES

LIVING ECOSYSTEMS FOR SHARED FUTURES

Parque
11 FEV - 26 ABR 2026
1102 SOIL ART TALES

Artistas: Binta Diaw (IT/SN), Nikki Lindt (NL/US), Jo Pearl (UK), Miguel Teodoro (PT)

A exposição propõe uma reflexão sobre as ligações entre o solo, a água e a vida. Através da empatia, de práticas de transcodificação e de perspetivas artísticas diversas, quatro artistas internacionais e nacionais, de diferentes gerações, constroem uma visão partilhada do solo enquanto agente ativo e aliado fundamental na construção de futuros sustentáveis.



O solo está vivo — e vive connosco. Entendido não como uma entidade inerte, mas como um organismo vivo, surge como um território de memória: um corpo que retém vestígios de civilizações passadas, de múltiplas formas de vida e de processos naturais em contínua transformação. Reconhecer a sua vitalidade implica reconhecer a nossa interdependência dos ecossistemas que sustentam a vida e assumir uma responsabilidade coletiva perante a sua preservação. Ao traduzir o conhecimento científico em narrativas sensoriais e experiências imersivas, a exposição ativa formas de consciência e compromisso. As vozes do solo, expressas nas suas texturas, nos seus ritmos subtis e na sua resiliência silenciosa, estabelecem pontes entre culturas, lembrando-nos de que somos guardiões de um património frágil e insubstituível.



Desenvolvida no âmbito do projeto SoilTribes — Glocal Ecosystems Restoring Soil Values, Roles and Connectivity, financiado pelo programa Horizonte Europa, a exposição Soil Art Tales chega a Serralves no âmbito do projeto europeu Soilscape, sendo posteriormente presentada em sete instituições europeias, incluindo a Villa Altieri — Città Metropolitana di Roma, o Posavski Muzej Brežice, na Eslovénia, a Galeria Nacional da Bulgária, em Sófia, o Milanowskie Centrum Kultury, na Polónia, e o Castel Belasi — Centro de Arte Contemporânea para o Pensamento Ecológico, nos Alpes.



Esta exposição é organizada pela Rede Global de Museus da Água (WAMU+NET), com curadoria de Stefano Cagol, sendo apresentada na Fundação de Serralves com a coordenação de Marta Tavares.




SOIL ART TALES. Living Ecosystems for Shared Futures: uma exposição organizada pela Rede Global de Museus da Água, em parceria com a Fundação de Serralves. A exposição é comissariada por Stefano Cagol e implementada no âmbito do projeto financiado pela UE “SoilTribes”, um projeto do Horizon Europe desenvolvido no âmbito do concurso Mission Soil – Soil Deal for Europe, financiado pela Agência Executiva Europeia para a Investigação (REA)


1102 SOIL ART TALES

Mecenas do Parque

1102 SOIL ART TALES
serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile