Ciclo de Cinema Documental: Nova Cultura do Oceano
Acesso gratuito, sujeito a inscrição
Dirigido ao público escolar – 3.º Ciclo do ensino básico, ensino secundário e profissional

A iniciativa tem como objetivo sensibilizar o público escolar (3.º CEB, ensino secundário e profissional) para os principais desafios que ameaçam os oceanos, através da projeção de documentários de elevada qualidade visual e científica, seguidos de debates com especialistas em ciências marinhas e sustentabilidade, numa parceria com a National Geographic e Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental.
O ciclo insere-se nas ações globais da Década das Nações Unidas das Ciências do Oceano para o Desenvolvimento Sustentável (2021–2030) e será composto por sessões educativas ao longo de 2025-2026, convidando os jovens a refletir sobre temas como poluição marinha, biodiversidade, pesca sustentável, alterações climáticas e economia azul.
15 JAN
OceanXplorers
Episódio: Tubarão Jurássico
12 FEV
Os Segredos dos Polvos
Episódio: Redes Sociais
16 ABR
Golfinhos por Perto com Bertie Gregory
7 MAI
Proteger o Paraíso: A História de Niue
8 JUN
Oceano com David Attenborough (trailer)
As sessões são independentes, pelo que as escolas poderão inscrever-se numa ou mais sessões ao longo do ano.
Inscrição sujeita à lotação do espaço.
Inscrições e mais informações:
Anabela Silva a.silva@serralves.pt
226 156 519


Relacionados



Investigador auxiliar no Centro de Ecologia Funcional do Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Coimbra, Portugal. É licenciado em Biologia Aplicada aos Recursos Vivos Marinhos pela Universidade de Lisboa e doutorado em Ecologia Marinha pela Universidade do Algarve. Participou em diversos projetos de investigação científica focados na otimização da tecnologia pesqueira, na mitigação do risco de incidentes com tubarões, na redução do bycatch da pesca, na bioecologia de megafauna aquática, e no desempenho de áreas marinhas protegidas, tendo sido Investigador Principal em três projetos desenvolvidos na Reserva da Biosfera de Fernando de Noronha, Brasil. É primeiro autor e coautor de mais de trinta publicações científicas em revistas internacionais indexadas com arbitragem científica e de dois capítulos de livro. A sua atividade tem sido focada no desenvolvimento de conhecimento científico aplicado à gestão dos recursos marinhos e à conservação do meio aquático.