A DIVINA COMÉDIA

COM APRESENTAÇÃO DE ANTÓNIO PRETO, DIRETOR DA CASA DO CINEMA MANOEL DE OLIVEIRA

Auditório da Casa do Cinema de Oliveira
15 MAR 2026 | 17:00

Bilhete: 3€ Estudante/Jovem, Maiores de 64 e Amigos de Serralves: 1.5€

1503 MANOEL DE OLIVEIRA E O CINEMA PORTUGUÊS 3

Fotograma de "Cristóvão Colombo - O Enigma" (2007), Manoel de Oliveira.

Sessão inaugural do ciclo Manoel de Oliveira e o Cinema Português 3, paralelo à exposição homónima, onde se confrontará o integral Manoel de Oliveira de 1991 a 2015, com a restante produção cinematográfica portuguesa sua contemporânea. O ciclo abre com "A Divina Comédia" (1991) de Manoel de Oliveira, e contará a apresentação de António Preto, diretor da Casa do Cinema Manoel de Oliveira.



15 MAR | DOM | 17:00
A DIVINA COMÉDIA
Manoel de Oliveira | POR, FRA | 1991 | 142'


A Divina Comédia reúne, numa “casa de alienados”, uma extravagante galeria de personagens: Adão e Eva, Cristo e o Fariseu, Santa Teresa, Sónia e Raskolnikov, os irmãos Karamazov, Lázaro e suas irmãs, a pianista Maria João Pires, um filósofo com ares de Nietzsche e um Profeta, autor de um “Quinto Evangelho” que mais não é do que um livro em branco. Saídas da Bíblia, do “Anticristo”, de dois romances de Dostoiévski e da peça de teatro “A Salvação do Mundo”, de José Régio, este grupo de notáveis pacientes transforma o seu internamento forçado numa acesa disputa de pontos de vista sobre o mundo, a vida e a realidade. Se nem todos comeram a maçã do pecado original, todos têm, porém, algo a dizer nesta comédia do humano que é, igualmente, uma trágica parábola sobre a civilização ocidental e uma originalíssima colagem de textos literários.

serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile