UTOPIAS EUROPEIAS: O PODER DA IMAGINAÇÃO E OS IMPERATIVOS DO FUTURO

CICLO DE CONFERÊNCIAS

Local

07 MAI 2018 - 30 ABR 2019
1805-1903 UTOPIAS EUROPEIAS: O PODER DA IMAGINAÇÃO E OS IMPERATIVOS DO FUTURO

Ciclo de Conferências Utopias Europeias: o poder da imaginação e os imperativos do futuro tem como objetivo apresentar e discutir várias possibilidades utópicas para a Europa, tendo como pano de fundo o atual debate cidadão sobre o futuro da União Europeia.

alar de utopias significa perceber o poder da imaginação para moldar o futuro, orientar a ação humana e alargar as fronteiras do realizável.  

Num contexto de incerteza sobre o futuro da Europa, torna-se cada vez mais urgente discutir quais as utopias realizáveis que nos coloquem num horizonte de progresso. Ou, como o expressou Václav Havel, referindo-se à União Europeia, «Sem sonharmos com uma Europa melhor nunca construiremos uma Europa melhor».

A comemoração, em 2016, dos 500 anos da publicação da Utopia de Thomas More permitiu voltar a colocar estas questões na ordem do dia e constatar que as utopias não desapareceram, continuando a ser particularmente fortes na Europa. Assim sendo, este ciclo debaterá diversas utopias contemporâneas relevantes, tais como as da paz, igualdade, ecologia, hospitalidade, rendimento básico incondicional, sociedade de informação e potencial transformador da tecnologia. 

Ao promover estes debates, o ciclo levantará um conjunto de questões fundamentais para o nosso futuro em comum, tais como: Qual é o horizonte que cada uma dessas utopias propõe, e que imperativos para o futuro impõe? Como compreender o próprio estatuto e função das utopias, entre o sonho e a proposta política? E como evitar que as utopias se transformem em distopias? Será que de uma diversidade de utopias é possível desenhar uma nova utopia para a União Europeia?

Neste Ciclo de Conferências promovido pela Fundação de Serralves tratar-se-á de debater os horizontes utópicos do futuro europeu, procurando simultaneamente entender o papel que a Europa poderá desempenhar no porvir da nossa humanidade comum.


Coordenação: Álvaro Vasconcelos 



Bilhete por Sessão: €5 (50% desconto para Estudantes, >65 e Amigos de Serralves)

Passe Bilhetes 8 sessões: €35  (50% desconto para Estudantes, >65 e Amigos de Serralves)


Galeria da Imagens

6
5
4
3
2
1

©

6
6
6
serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile