A mostra, além de ocupar o Museu e a Casa de Serralves, estende-se a dois locais que simbolizam exemplarmente a relação de Serralves com a cidade do Porto, por um lado, e com os visitantes estrangeiros que visitam o Museu, por outro: os Paços do Concelho da Câmara Municipal do Porto e o Terminal de Cruzeiros de Leixões, onde podem ser vistas obras de Tatjana Doll (Steinfurt, Alemanha, 1970), Katharina Grosse (Freiburg, Alemanha, 1961) e Adrian Schiess (Zurique, 1959).
A programação de Serralves sempre se relacionou estreitamente com a região norte de Portugal, quer apresentando exposições de artistas e contextos culturais afirmados naquele que é considerado um dos centros de criação artística mais ativos em Portugal, quer através de mostras realizadas para alguns espaços emblemáticos do Porto e cidades limítrofes. Esta exposição dá conta dessa história, ao mesmo tempo que se projeta num presente e num futuro em que Serralves é crescentemente visitado por viajantes interessados em conhecer a região norte de Portugal, o Porto e, na cidade, manifestações culturais contemporâneas, em que se inclui Serralves. Na intersecção entre passado e futuro, entre natureza e construção, Viagem ao Princípio: Ida e Volta, exatamente como a famosa fita de Möbius, é uma viagem sem princípio nem fim. Todos a bordo!
Viagem ao Príncipio: Ida e Volta é comissariada por Marta Almeida, diretora ajunta do Museu, Isabel Braga e Ricardo Nicolau, curadores.
Horário de abertura ao público:O edifício encontra-se aberto todos os domingos para visitas guiadas.
A entrada na portaria é possível entre 9h30 e as 12h00 e entre as 14h30 e as 17h00, sendo que as visitas se realizam nos seguintes horários: 10h15, 11h15, 12h15 (manhã) e 15h15, 16h15, 17h15 (tarde).