NORA TURATO

ALGUÉM DEVIA DIZER-TE O QUE É QUE REALMENTE SE ESTÁ A PASSAR

Museu
04 OUT 2019 A 19 JAN 2020
1910 NORA TURATO

Esta é a primeira exposição individual em Portugal de Nora Turato (Zagreb, 1991), artista croata que atualmente vive e trabalha em Amesterdão, cidade onde durante dois anos foi artista-residente na prestigiante Rijksakademie. Depois de no ano passado Serralves ter apresentado o seu trabalho performativo no contexto de "O Museu como Performance”, Turato regressa com um vídeo integralmente filmado no Auditório do Museu de Arte Contemporânea de Serralves. someone ought to tell you what it’s really all about [alguém devia dizer-te o que é que realmente se está a passar] resulta de filmagens realizadas em Serralves durante uma semana em que a artista disse (levando a voz a extremos) no palco do Auditório um monólogo "escrito por si” – uma mescla de frases retiradas de livros, filmes, anúncios publicitários e posts de redes sociais. Este texto, a forma como é dito, a referência ao teatro, convocam a crise emocional de uma actriz (incarnada por Gena Rowlands) descrita num filme que constituiu uma referência fundamental para este seu trabalho: Noite de Estreia (1977) , de John Cassavetes. Em someone ought to tell you what it’s really all about [alguém devia dizer-nos o que é que realmente se está a passar], Nora Turato é a atriz em crise, que com os seus monólogos sincopados, à beira da histeria, contraria a restritiva ideia do teatro como uma recitação profissional de um texto pré-escrito, inaugurando um espaço performativo volátil e insubordinado. A crise não é aqui descrita ou ilustrada, mas informa, como no filme de Cassavetes, operações formais e decisões fílmicas, resultando num objeto que se distingue decisivamente da mera captação de uma performance da artista.


A artista, que primeiro se destacou pelas suas performances – em contextos como a Manifesta de 2018, em Palermo e a Liste art fair do mesmo ano, em Basileia –, tem vindo a expor em algumas legitimantes instituições, nomeadamente o Centro de arte Beursschouwburg, em Bruxelas (2019) e o Kunstmuseum Liechtenstein (2019), sendo considerada uma das mais empolgantes jovens artistas da atualidade.


Curadoria: Ricardo Nicolau, adjunto da direção do Museu de Arte Contemporânea de Serralves

Galeria da Imagens

6
5
4
3
2
1

©

6
6
6
serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile