PEDRO BARATEIRO

Travelogue | Rossio

Estação do Rossio
Estação do Rossio
20 DEZ 2019 - NOV 2021
1912 PEDRO BARATEIRO | TRAVELOGUE NO ROSSIO

Vídeo instalação, filme 16 mm transferido para DVD, p/b, sem som, 5’16’’, ecrã de retroprojecção, madeira, projector de vídeo, leitor de DVD, 5’16’’. Ed.1/3 + 1 P.A.

Col. Fundação de Serralves – Museu de Arte Contemporânea, Porto. Aquisição em 2015


"Travelogue” (2006), de Pedro Barateiro (Almada, 1979), apresenta uma narrativa não-linear a partir de filmes de propaganda portugueses intitulados "Actualidades”, feitos nas antigas colónias portuguesas de Angola e Moçambique. As imagens usadas datam de 1958-61 e foram selecionadas no Departamento de Filme Documental do Arquivo Nacional das Imagens em Movimento (ANIM), em Lisboa. Ao apresentar imagens de arquivo que documentam a construção de novas cidades e das suas infraestruturas, "Travelogue” revisita de forma crítica o colonialismo que marcou o modernismo do século XX. O trabalho de Barateiro recorre a objetos encontrados, imagens de arquivo, filme, linguagem, leituras performativas e texto. O artista usa estes materiais e abordagens diversificados e estratégias de apresentação diferenciadas para tornar visíveis as contradições culturais subjacentes nos discursos culturais do poder que continuam a assombrar o presente.


Galeria da Imagens

6
5
4
3
2
1

©

6
6
6
serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile