Korakrit Arunanondchai & Alex Gvojic
NO HISTORY IN A ROOM FILLED WITH PEOPLE WITH FUNNY NAMES 5
Roteiro da Exposição
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Esta
é a primeira exposição em Portugal de Korakrit Arunanondchai (Tailândia, 1986),
artista que se move entre os campos do vídeo, da performance, da escultura e da
instalação e que se divide entre duas culturas: a do oriente, onde nasceu e
cresceu e a ocidental, em particular a dos EUA, onde a partir de 2009 estudou
artes e onde tem vivido nos últimos anos (alternando com estadas na Tailândia). A obra de Arunanondchai explora e relaciona temas como religião
e mitologia orientais, ambiente, ecologia, música, geopolítica e
desenvolvimento tecnológico, contrapondo a espiritualidade asiática ao
pragmatismo ocidental. Arunanondchai reflecte sobre a vida contemporânea e a
situação da humanidade no tempo da tecnologia, especulando sobre as
consequências do Antropoceno, era recentemente definida e que marca o efeito da
actividade humana enquanto força ambiental dominante no planeta, capaz de
alterar a sua composição geológica.
Na
sua prática, o artista recorre a acontecimentos e experiências de cariz autobiográfico.
Em várias obras, amigos e familiares participam e são de alguma forma
envolvidos no trabalho. No history in a room filled with people with
funny names 5 (2019) é uma instalação feita em
parceria com o artista Alex Gvojic (E.U.A., 1984), amigo com quem tem vindo a trabalhar
há vários anos. Boychild, artista ligada à performance e à dança que tem
regularmente colaborado com Korakrit Arunanondchai, é também uma figura presente
nesta obra.
No history in a room filled with people
with funny names 5 envolve
o espectador num ambiente nocturno e misterioso em que uma tripla projeção
vídeo é conjugada com raios laser emitidos a partir de uma escultura que sugere
uma figura humana jacente. A terra que cobre o chão e a presença de materiais
naturais (conchas, ramos) lembram um ambiente pré- ou pós- histórico. No
history in a room filled with people with funny names 5 congrega uma
grande diversidade de imagens e de sons, criando uma atmosfera excessiva,
envolvente e perturbadora. Os vídeos juntam filmagens originais — como as
registadas por um drone da estação de rádio de Ramasum Camp, símbolo da
história recente da Tailândia enquanto aliada dos EUA durante a guerra do
Vietname e agora transformada em destino turístico — e outras pré-existentes,
como a transmissão televisiva do episódio mediático do resgate de 12 rapazes e
do seu treinador de futebol que ficaram presos numa gruta na Tailândia em 2018.
Esta
obra foi inicialmente encomendada pelo Centre d’Art Contemporain Genève para a
Biennale of Moving Image de 2018 e apresentada na Bienal de Veneza em 2019.
Esta exposição contou com o generoso apoio de Bill Block.
© Korakrit Arunanondchai 2020; cortesia do artista /
courtesy the artist; Carlos/Ishikawa, Londres/London; Clearing, Nova Iorque/New
York; Banguecoque/Bangkok CityCity Gallery, Banguecoque/Bangkok
Mecenas da Exposição
Galeria da Imagens
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