Para uma Timeline a Haver
Genealogias da dança enquanto prática artística em Portugal
Conhecer
a História da Dança em Portugal passa, hoje, por pensarmos hoje num espaço
global, atravessado e em relação. A dimensão histórica, social e política
convocada no projecto expositivo Para uma Timeline a Haver — genealogias da
dança enquanto prática artística em Portugal que apresentamos nos Foyers do
Auditório de Serralves, integrada na 6ª Edição do Festival DDD, contribuirá
seguramente para o fazermos, para aprofundarmos o nosso conhecimento sobre este
campo.
Partindo
de uma reflexão sobre o presente, a equipa autora da exposição construiu uma
complexa metodologia histórica e artística que a levou a uma investigação
aprofundada e multidisciplinar, para sempre em curso, sobre os processos
criativos, filosóficos e simbólicos que marcaram a Dança no séc. XX e início do
séc. XXI, no país.
Para
uma timeline a haver — genealogias da dança enquanto prática artística em
Portugalé um
exercício coletivo de sinalização de marcos relativos ao desenvolvimento e
disseminação da dança como prática artística em Portugal nos séc. XX e XXI.
Levado a cabo intermitentemente desde 2016 e assumindo o presente como lugar de
enunciação, a cada edição sofre mutações que levam a uma reconfiguração física
e metodológica do que é dado a ver. Combina fontes bibliográficas com escuta de
testemunhos, recolha de documentos originais com pesquisa iconográfica, desenho
de narrativas e relações, procurando criar um lugar múltiplo para a compreensão
do que é ou pode ser a dança, e propondo uma familiaridade com obras, autores,
“cânones”, corporalidades, épocas e mundividências, interrogando-os estética e
politicamente.
Imagem: @Marco Balesteros (Atelier
Letra)
Curadoria, investigação e edição / Curators, researchers and
editors: Ana
Bigotte Vieira, Carlos Manuel Oliveira, João dos Santos Martins
Design gráfico, diagrama e instalação / Graphic design, diagram
and installation: Atelier Letra (Marco Balesteros assistido por Pedro Sousa)
Assistentes de investigação / Research assistants: (2020) Ana Dinger, (2017)
Sílvia Pinto Coelho, Pedro Cerejo
Editores convidados (2019-20) / Guest editors (2019-20): Luísa Roubaud, Mariana
Pinho, Paula Caspão, Rahul Kumar, Raquel Afonso, Rita Luís, Rita Natálio,
Rogério Nuno Costa
Contribuidores (2016-20) / Contributors (2016-20): Alexandra Balona, Ana
Cristina Vicente, Ana Dinger, Ana Mira, Ana Rita Teodoro, André e. Teodósio,
António Cascais, Cristiana Rocha, Cristina Grande, Cristina Santos, Daniel
Tércio, Duarte Bénard da Costa, Elisabete Paiva, Ezequiel Santos, Fernando
Cascais, Gil Mendo, Gustavo Vicente, Joclécio Azevedo, Magda Henriques,
Margarida Bettencourt, Maria José Fazenda, Mariana Brandão, Mariana Pinto dos
Santos, Miguel Pereira, Mónica Guerreiro, Paula Garcia, Tiago Bartolomeu Costa
Assistente de montagem / Installation assistant: Zeca Iglésias
Programação e design de site (em construção) / Web programming and
design (in construction): Sara Orsi
Estagiárias FLUL / FLUL interns: (2021) Raquel
Sauremaa; (2019) Ana Filipa Fernandes, Helena Trezentos Borges, Joana Carrasco,
Produção executiva / Executive production: Claraluz Keiser/Associação
Parasita
Coprodução / Co-production: (2020-21) Fundação de Serralves, Associação
Parasita; (2019) Alkantara Festival, Centre National de la Danse (Pantin) —
Aide à la recherche et au patrimoine en danse, Materiais Diversos; (2017)
República Portuguesa: Cultura/DGArtes Direção-Geral das Artes, Fundação
Calouste Gulbenkian, Teatro Viriato
A Associação Parasita é recipiente do Apoio Sustentado às Artes da
República Portuguesa | Cultura e Direção-Geral das Artes para o biénio 2020-21.
/ For the years 2020-2021 Associação Parasita is recipient of the Sustainable
Support to the Arts of the Portuguese Republic | Culture and the
Directorate-General for the Arts.
Apoios / Support: ICNova, Instituto de História Contemporânea*; (2019) O Rumo do
Fumo, ESD, Atelier REAL; (2017) Livraria Tigre de Papel, Teatro Sá da Bandeira
— Santarém
Agradecimentos / Acknowledgements: Ana Schefer & Teo
Furtado, Ana Pais, Ana Mira, António Laginha/Centro Dança de Oeiras, António
Liberato, Bernardino Aranda, Diana Martins, David Guéniot, Diogo Branco, Emília
Rosa, Filipe Viegas, Forum Dança, Francisco Camacho, Joana Patita, José
Sasportes, Josseline Black, Júlia Bigotte Aranda, Leonor Lopes, Leonor Mendes,
Liliana Coutinho, Luiz Antunes, Madalena Victorino, Mafalda Aguiar (FCG),
Margarida Carmo & Maria João Salomão, Margarida Franco, Maria de Assis,
Maria Filomena Molder, Maria João Brilhante, Maria João Guardão, Miguel
Cardoso, Nadia Lauro, Nuno Domingos, Paula Braga (TNSJ), Peter Schau, Rosa
Paula Pinto, Rui Lopes, Sara Canavezes (TMBD), Sofia Patrão (MNTD), Susana
Neves, e a todos os artistas e estruturas que tão generosamente contribuíram
com material de arquivo.
Curadoria, investigação e edição / Curators, researchers and
editors: Ana
Bigotte Vieira, Carlos Manuel Oliveira, João dos Santos Martins
Design gráfico, diagrama e instalação / Graphic design, diagram
and installation: Atelier Letra (Marco Balesteros assistido por Pedro Sousa)
Assistentes de investigação / Research assistants: (2020) Ana Dinger, (2017)
Sílvia Pinto Coelho, Pedro Cerejo
Editores convidados (2019-20) / Guest editors (2019-20): Luísa Roubaud, Mariana
Pinho, Paula Caspão, Rahul Kumar, Raquel Afonso, Rita Luís, Rita Natálio,
Rogério Nuno Costa
Contribuidores (2016-20) / Contributors (2016-20): Alexandra Balona, Ana
Cristina Vicente, Ana Dinger, Ana Mira, Ana Rita Teodoro, André e. Teodósio,
António Cascais, Cristiana Rocha, Cristina Grande, Cristina Santos, Daniel
Tércio, Duarte Bénard da Costa, Elisabete Paiva, Ezequiel Santos, Fernando
Cascais, Gil Mendo, Gustavo Vicente, Joclécio Azevedo, Magda Henriques,
Margarida Bettencourt, Maria José Fazenda, Mariana Brandão, Mariana Pinto dos
Santos, Miguel Pereira, Mónica Guerreiro, Paula Garcia, Tiago Bartolomeu Costa
Assistente de montagem / Installation assistant: Zeca Iglésias
Programação e design de site (em construção) / Web programming and
design (in construction): Sara Orsi
Estagiárias FLUL / FLUL interns: (2021) Raquel
Sauremaa; (2019) Ana Filipa Fernandes, Helena Trezentos Borges, Joana Carrasco,
Produção executiva / Executive production: Claraluz Keiser/Associação
Parasita
Coprodução / Co-production: (2020-21) Fundação de Serralves, Associação
Parasita; (2019) Alkantara Festival, Centre National de la Danse (Pantin) —
Aide à la recherche et au patrimoine en danse, Materiais Diversos; (2017)
República Portuguesa: Cultura/DGArtes Direção-Geral das Artes, Fundação
Calouste Gulbenkian, Teatro Viriato
A Associação Parasita é recipiente do Apoio Sustentado às Artes da
República Portuguesa | Cultura e Direção-Geral das Artes para o biénio 2020-21.
/ For the years 2020-2021 Associação Parasita is recipient of the Sustainable
Support to the Arts of the Portuguese Republic | Culture and the
Directorate-General for the Arts.
Apoios / Support: ICNova, Instituto de História Contemporânea*; (2019) O Rumo do
Fumo, ESD, Atelier REAL; (2017) Livraria Tigre de Papel, Teatro Sá da Bandeira
— Santarém
Agradecimentos / Acknowledgements: Ana Schefer & Teo
Furtado, Ana Pais, Ana Mira, António Laginha/Centro Dança de Oeiras, António
Liberato, Bernardino Aranda, Diana Martins, David Guéniot, Diogo Branco, Emília
Rosa, Filipe Viegas, Forum Dança, Francisco Camacho, Joana Patita, José
Sasportes, Josseline Black, Júlia Bigotte Aranda, Leonor Lopes, Leonor Mendes,
Liliana Coutinho, Luiz Antunes, Madalena Victorino, Mafalda Aguiar (FCG),
Margarida Carmo & Maria João Salomão, Margarida Franco, Maria de Assis,
Maria Filomena Molder, Maria João Brilhante, Maria João Guardão, Miguel
Cardoso, Nadia Lauro, Nuno Domingos, Paula Braga (TNSJ), Peter Schau, Rosa
Paula Pinto, Rui Lopes, Sara Canavezes (TMBD), Sofia Patrão (MNTD), Susana
Neves, e a todos os artistas e estruturas que tão generosamente contribuíram
com material de arquivo.
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Ana Bigotte
Vieira Faz parte da equipa de programação do Teatro
do Bairro Alto, sob direção artística de Francisco Frazão, como programadora de
discurso. Licenciou-se em História Moderna e Contemporânea (ISCTE),
especializando-se em Cultura e Filosofia Contemporâneas (FCSH-UNL), e em
Estudos de Teatro (UL). Entre 2009 e 2012 foi Visiting Scholar no Departamento
de Performance Studies da New York University. A sua tese de Doutoramento
recebeu uma Menção Honrosa em História Contemporânea pela Fundação Mário
Soares. Integra o Instituto de História Contemporânea e Centro de Estudos de
Teatro. É co-fundadora e curadora da plataforma baldio | Estudos de
Performance, e dramaturgista em teatro e em dança. Foi bolseira no projeto ERC
TKB / Transmedia Knowledge Base for the Performing Arts, e presentemente
desenvolve com João dos Santos Martins e Carlos Oliveira um projecto de
historicização coletiva da dança em Portugal intitulado Para uma Timeline a Haver, participando também no grupo coordenado
pela Professora Maria João Brilhante que levará a cabo uma primeira indexação
do espólio do teatro da Cornucópia. Integra a Associação BUALA. Traduziu vários
autores, sobretudo de teatro e filosofia, como Luigi Pirandello, Giorgio
Agamben e Maurizio Lazzarato.