Para
uma Timeline a Haver

Genealogias da dança enquanto prática artística em Portugal
Museu
22 ABR - 26 SET 2021


Conhecer a História da Dança em Portugal passa, hoje, por pensarmos hoje num espaço global, atravessado e em relação. A dimensão histórica, social e política convocada no projecto expositivo Para uma Timeline a Haver — genealogias da dança enquanto prática artística em Portugal que apresentamos nos Foyers do Auditório de Serralves, integrada na 6ª Edição do Festival DDD, contribuirá seguramente para o fazermos, para aprofundarmos o nosso conhecimento sobre este campo.

Partindo de uma reflexão sobre o presente, a equipa autora da exposição construiu uma complexa metodologia histórica e artística que a levou a uma investigação aprofundada e multidisciplinar, para sempre em curso, sobre os processos criativos, filosóficos e simbólicos que marcaram a Dança no séc. XX e início do séc. XXI, no país.

 

Para uma timeline a haver — genealogias da dança enquanto prática artística em Portugalé um exercício coletivo de sinalização de marcos relativos ao desenvolvimento e disseminação da dança como prática artística em Portugal nos séc. XX e XXI. Levado a cabo intermitentemente desde 2016 e assumindo o presente como lugar de enunciação, a cada edição sofre mutações que levam a uma reconfiguração física e metodológica do que é dado a ver. Combina fontes bibliográficas com escuta de testemunhos, recolha de documentos originais com pesquisa iconográfica, desenho de narrativas e relações, procurando criar um lugar múltiplo para a compreensão do que é ou pode ser a dança, e propondo uma familiaridade com obras, autores, “cânones”, corporalidades, épocas e mundividências, interrogando-os estética e politicamente.


Imagem: @Marco Balesteros (Atelier Letra)

 


Curadoria, investigação e edição / Curators, researchers and editors: Ana Bigotte Vieira, Carlos Manuel Oliveira, João dos Santos Martins

Design gráfico, diagrama e instalação / Graphic design, diagram and installation: Atelier Letra (Marco Balesteros assistido por Pedro Sousa)

Assistentes de investigação / Research assistants: (2020) Ana Dinger, (2017) Sílvia Pinto Coelho, Pedro Cerejo

Editores convidados (2019-20) / Guest editors (2019-20): Luísa Roubaud, Mariana Pinho, Paula Caspão, Rahul Kumar, Raquel Afonso, Rita Luís, Rita Natálio, Rogério Nuno Costa

Contribuidores (2016-20) / Contributors (2016-20): Alexandra Balona, Ana Cristina Vicente, Ana Dinger, Ana Mira, Ana Rita Teodoro, André e. Teodósio, António Cascais, Cristiana Rocha, Cristina Grande, Cristina Santos, Daniel Tércio, Duarte Bénard da Costa, Elisabete Paiva, Ezequiel Santos, Fernando Cascais, Gil Mendo, Gustavo Vicente, Joclécio Azevedo, Magda Henriques, Margarida Bettencourt, Maria José Fazenda, Mariana Brandão, Mariana Pinto dos Santos, Miguel Pereira, Mónica Guerreiro, Paula Garcia, Tiago Bartolomeu Costa

Assistente de montagem / Installation assistant: Zeca Iglésias

Programação e design de site (em construção) / Web programming and design (in construction): Sara Orsi

Estagiárias FLUL / FLUL interns: (2021) Raquel Sauremaa; (2019) Ana Filipa Fernandes, Helena Trezentos Borges, Joana Carrasco,  

Produção executiva / Executive production: Claraluz Keiser/Associação Parasita

Coprodução / Co-production: (2020-21) Fundação de Serralves, Associação Parasita; (2019) Alkantara Festival, Centre National de la Danse (Pantin) — Aide à la recherche et au patrimoine en danse, Materiais Diversos; (2017) República Portuguesa: Cultura/DGArtes Direção-Geral das Artes, Fundação Calouste Gulbenkian, Teatro Viriato

 

A Associação Parasita é recipiente do Apoio Sustentado às Artes da República Portuguesa | Cultura e Direção-Geral das Artes para o biénio 2020-21. / For the years 2020-2021 Associação Parasita is recipient of the Sustainable Support to the Arts of the Portuguese Republic | Culture and the Directorate-General for the Arts.

Apoios / Support: ICNova, Instituto de História Contemporânea*; (2019) O Rumo do Fumo, ESD, Atelier REAL; (2017) Livraria Tigre de Papel, Teatro Sá da Bandeira — Santarém

Agradecimentos / Acknowledgements: Ana Schefer & Teo Furtado, Ana Pais, Ana Mira, António Laginha/Centro Dança de Oeiras, António Liberato, Bernardino Aranda, Diana Martins, David Guéniot, Diogo Branco, Emília Rosa, Filipe Viegas, Forum Dança, Francisco Camacho, Joana Patita, José Sasportes, Josseline Black, Júlia Bigotte Aranda, Leonor Lopes, Leonor Mendes, Liliana Coutinho, Luiz Antunes, Madalena Victorino, Mafalda Aguiar (FCG), Margarida Carmo & Maria João Salomão, Margarida Franco, Maria de Assis, Maria Filomena Molder, Maria João Brilhante, Maria João Guardão, Miguel Cardoso, Nadia Lauro, Nuno Domingos, Paula Braga (TNSJ), Peter Schau, Rosa Paula Pinto, Rui Lopes, Sara Canavezes (TMBD), Sofia Patrão (MNTD), Susana Neves, e a todos os artistas e estruturas que tão generosamente contribuíram com material de arquivo.

 

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Curadoria, investigação e edição / Curators, researchers and editors: Ana Bigotte Vieira, Carlos Manuel Oliveira, João dos Santos Martins

Design gráfico, diagrama e instalação / Graphic design, diagram and installation: Atelier Letra (Marco Balesteros assistido por Pedro Sousa)

Assistentes de investigação / Research assistants: (2020) Ana Dinger, (2017) Sílvia Pinto Coelho, Pedro Cerejo

Editores convidados (2019-20) / Guest editors (2019-20): Luísa Roubaud, Mariana Pinho, Paula Caspão, Rahul Kumar, Raquel Afonso, Rita Luís, Rita Natálio, Rogério Nuno Costa

Contribuidores (2016-20) / Contributors (2016-20): Alexandra Balona, Ana Cristina Vicente, Ana Dinger, Ana Mira, Ana Rita Teodoro, André e. Teodósio, António Cascais, Cristiana Rocha, Cristina Grande, Cristina Santos, Daniel Tércio, Duarte Bénard da Costa, Elisabete Paiva, Ezequiel Santos, Fernando Cascais, Gil Mendo, Gustavo Vicente, Joclécio Azevedo, Magda Henriques, Margarida Bettencourt, Maria José Fazenda, Mariana Brandão, Mariana Pinto dos Santos, Miguel Pereira, Mónica Guerreiro, Paula Garcia, Tiago Bartolomeu Costa

Assistente de montagem / Installation assistant: Zeca Iglésias

Programação e design de site (em construção) / Web programming and design (in construction): Sara Orsi

Estagiárias FLUL / FLUL interns: (2021) Raquel Sauremaa; (2019) Ana Filipa Fernandes, Helena Trezentos Borges, Joana Carrasco,  

Produção executiva / Executive production: Claraluz Keiser/Associação Parasita

Coprodução / Co-production: (2020-21) Fundação de Serralves, Associação Parasita; (2019) Alkantara Festival, Centre National de la Danse (Pantin) — Aide à la recherche et au patrimoine en danse, Materiais Diversos; (2017) República Portuguesa: Cultura/DGArtes Direção-Geral das Artes, Fundação Calouste Gulbenkian, Teatro Viriato

 

A Associação Parasita é recipiente do Apoio Sustentado às Artes da República Portuguesa | Cultura e Direção-Geral das Artes para o biénio 2020-21. / For the years 2020-2021 Associação Parasita is recipient of the Sustainable Support to the Arts of the Portuguese Republic | Culture and the Directorate-General for the Arts.

Apoios / Support: ICNova, Instituto de História Contemporânea*; (2019) O Rumo do Fumo, ESD, Atelier REAL; (2017) Livraria Tigre de Papel, Teatro Sá da Bandeira — Santarém

Agradecimentos / Acknowledgements: Ana Schefer & Teo Furtado, Ana Pais, Ana Mira, António Laginha/Centro Dança de Oeiras, António Liberato, Bernardino Aranda, Diana Martins, David Guéniot, Diogo Branco, Emília Rosa, Filipe Viegas, Forum Dança, Francisco Camacho, Joana Patita, José Sasportes, Josseline Black, Júlia Bigotte Aranda, Leonor Lopes, Leonor Mendes, Liliana Coutinho, Luiz Antunes, Madalena Victorino, Mafalda Aguiar (FCG), Margarida Carmo & Maria João Salomão, Margarida Franco, Maria de Assis, Maria Filomena Molder, Maria João Brilhante, Maria João Guardão, Miguel Cardoso, Nadia Lauro, Nuno Domingos, Paula Braga (TNSJ), Peter Schau, Rosa Paula Pinto, Rui Lopes, Sara Canavezes (TMBD), Sofia Patrão (MNTD), Susana Neves, e a todos os artistas e estruturas que tão generosamente contribuíram com material de arquivo.

 

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Ana Bigotte Vieira


Faz parte da equipa de programação do Teatro do Bairro Alto, sob direcção artística de Francisco Frazão, como programadora de discurso. Licenciou-se em História Moderna e Contemporânea (ISCTE), especializando-se em Cultura e Filosofia Contemporâneas (FCSH- UNL), e em Estudos de Teatro (UL). Entre 2009 e 2012 foi Visiting Scholar no Departamento de Performance Studies da New York University. A sua tese de Doutoramento recebeu uma Menção Honrosa em História Contemporânea pela Fundação Mário Soares. Integra o Instituto de História Contemporânea e Centro de Estudos de Teatro. É co-fundadora e curadora da plataforma baldio | Estudos de Performance, e dramaturgista em teatro e em dança. Foi bolseira no projecto ERC TKB / Transmedia Knowledge Base for the Performing Arts, e presentemente desenvolve com João dos Santos Martins e Carlos Oliveira um projecto de historicização colectiva da dança em Portugal intitulado Para uma timeline a haver, participando também no grupo coordenado pela Professora Maria João Brilhante que levará a cabo uma primeira indexação do espólio do teatro da Cornucópia. Integra a Associação BUALA. Traduziu vários autores, sobretudo de teatro e filosofia, como Luigi Pirandello, Giorgio Agamben e Maurizio Lazzarato.