ESPAÇO PARA O CORPO
Obras da Coleção de Serralves | Vila Nova de Gaia
A exposição coletiva Espaço para o
corpo apresenta um conjunto de obras de artistas portuguesas e
internacionais que problematizam o corpo enquanto agente criativo e percetivo,
explorando a sua relação com o espaço e com o tempo, com o movimento e com a
ausência, com a arquitetura e com a intimidade.
A exposição toma como ponto de partida a natureza particular dos
espaços das Caves Ferreira e o seu impacto enquanto experiência sensorial,
acomodando-se à penumbra que impera no interior, ao ritmo das formas e sombras
que se repetem, à expansão e contração dos espaços percorridos. Inspirada no
legado da figura icónica de Dona Antónia Adelaide Ferreira, esta
mostra centra-se no trabalho de mulheres artistas que contribuem para
aprofundar uma reflexão em torno do espaço e do corpo e para contestar os seus
limites, explorando, por um lado, os contornos formais, fenomenológicos e
conceptuais desta temática, por outro as suas implicações pessoais, sociais e
políticas.
Encarar o corpo enquanto situação, como mediador do mundo e
agregador de experiências e memórias, abre terreno para explorar questões de
identidade que permeiam o trabalho de diferentes artistas representadas na
exposição. A mostra é constituída por trabalhos escultóricos e instalações
sonoras que apelam aos sentidos e ao movimento do espectador pelo espaço e por
obras de artistas que anulam os limites entre o seu corpo e a sua prática -uma
abordagem que ganha maior expressão nas décadas de 1960 e 70. Espaço
para o corpo reúne trabalhos deste período até à atualidade,
abrangendo o arco temporal representativo da Coleção de Serralves.
Esta exposição integra o Programa de Exposições Itinerantes da
Coleção de Serralves que tem por objetivo tornar o acervo da Fundação acessível
a públicos diversificados de todas as regiões do país.
Curadoria: Joana Valsassina
BROCHURA DA EXPOSIÇÃO
Imagem: Ana Vieira, Sem
título, 1968. Col. Fundação de Serralves – Museu de Arte Contemporânea,
Porto. Aquisição em 1998. Fotografia © Filipe Braga
Parceria