QUE SAIS-JE?

Livros e Edições de artista da Fundação de Serralves - Museu de Arte Contemporânea | Torres Vedras

Paços - Galeria Municipal de Torres Vedras
Paços - Galeria Municipal de Torres Vedras
08 JUL - 05 SET 2021
2107 QUE SAIS-JE? Torres Vedras

Imagem: Bruno Munari, Aconà Bicombì, 2007. Livros e Edições de Artista. Col. Fundação de Serralves – Museu de Arte Contemporânea, Porto. Adquisição 2009 Fotografia: © Frédéric Deval, cortesia Mairie de Bordeaux, France

 

“Que sais-je?” é a enciclopédia de bolso mais famosa do mundo. Fundada em 1941, esta coleção de livros destina-se a apresentar ao grande público uma vasta diversidade de áreas. Desde que foi criada em 1941 publicou 3.800 títulos de 2.500 autores.

Os artistas que figuram nesta exposição, todos com obras na Coleção de Livros e Edições de Artista de Serralves, questionam a relação entre as suas atividades e diferentes modelos de divulgação do conhecimento, como se pode ver no modo como parodiam dicionários, enciclopédias e métodos de ensino ou destroem deliberadamente a informação transmitida por revistas e jornais. Os artistas produzem publicações, mas não estão preocupados com a possibilidade de elas serem ou não imediatamente compreendidas. O que os motiva é uma forma diferente de gerar ideias e pensar os territórios intelectuais com os quais estamos familiarizados. Nestas obras, uma alusão irónica aos sistemas de organização recorda-nos que, na arte, a confusão pode ser um facto verdadeiramente maravilhoso.

Esta iniciativa integra-se num programa de exposições e apresentação de obras da coleção de Serralves especificamente selecionadas para os locais de exposição com o objectivo de tornar o acervo acessível a públicos diversificados de todas as regiões do país.

 

Produção: Fundação de Serralves – Museu de Arte Contemporânea, Porto.


serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile