Ângelo de Sousa

Quase tudo o que sou capaz | Barcelos

Galeria Municipal de Barcelos
Galeria Municipal de Barcelos
05 NOV 2021 - 30 JAN 2022
2111 Ângelo de Sousa: Quase tudo o que sou capaz Barcelos

Imagem: Ângelo de Sousa, Sem título, 1969. Col. Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, em depósito na Fundação de Serralves – Museu de Arte Contemporânea, Porto. Depósito em 2003. Foto: João Monteiro, cortesia FLAD


Uma das figuras mais influentes da arte portuguesa da segunda metade do século XX, Ângelo de Sousa (Lourenço Marques, Moçambique, 1938‒2011, Porto) é também um dos artistas mais bem representados na Coleção de Serralves, com trabalhos realizados entre os anos 1961 e 2002, e que abarcam todos os meios artísticos a que o artista se dedicou ao longo da sua prolífica carreira: desenho, pintura, escultura, instalação, filme e fotografia.

“Ângelo de Sousa: Quase tudo o que sou capaz” reúne uma seleção de desenhos, pinturas e esculturas do artista que sublinham a importância da contaminação entre disciplinas para a evolução da sua prática artística ao longo da sua carreira. A presente exposição refuta a imagem dominante do pintor Ângelo, demostrando que o desenho e a escultura não são apenas facetas fundamentais da sua obra como aquelas em que porventura é mais evidente o espírito experimentalista da sua obra.

Caracterizados por uma aparente simplicidade — o artista tenta obter, nas suas palavras, "o máximo de efeitos com o mínimo de recursos, o máximo de eficácia com o mínimo de esforço, e o máximo de presença com o mínimo de gritos” —, os desenhos, pinturas e esculturas de Ângelo de Sousa não ilustram conceitos, nunca partem de ideias, mas da ânsia de fazer e pensar com as mãos. A exposição sublinha esta vontade de trabalhar com elementos simples, apresentando exercícios abstrato-geométricos em diferentes meios que revelam a sua dedicação ao estudo da forma, da cor e da luz.


“Ângelo de Sousa: Quase tudo o que sou capaz” integra o Programa de Exposições Itinerantes da Coleção de Serralves que tem por objetivo tornar o acervo da Fundação acessível a públicos diversificados de todas as regiões do país.

serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile