Mais do que um metro quadrado: Obras da Coleção de Serralves
Imagem: Guy Tillim, Grande Hotel, Beira, Mozambique, 2008. Col. Fundação de Serralves – Museu de Arte Contemporânea, Porto. Aquisição em 2009. Fotografia: ©Filipe Braga
Mais do que um metro quadrado apresenta um conjunto de fotografias e vídeos da Coleção de Serralves em que se revela vários espaços domésticos e públicos: um cinema, uma biblioteca, um camarim de teatro, um palco ou uma repartição, mas também vestígios de arqueologia recente de uma fábrica inativa ou de um hotel abandonado.
Os edifícios e as ruas são mais do que as paredes, os telhados, a pedra e o cimento são mais do que os materiais que os compõem e a geometria que os desenha. Os espaços destinam-se a diferentes utilizações e são vividos de modo distinto por quem os habita, neles trabalha ou simplesmente por quem por eles passa. Estas vidas, estes vestígios, estas memórias acrescentam histórias a cada lugar e à paisagem que os circunda. As obras aqui apresentadas constituem diferentes abordagens à forma como o espaço é construído, percecionado e vivido, bem como à forma como as pessoas moldam e marcam os lugares por si habitados.