Leonor Antunes
Medir, Cuidar, Enlaçar
As esculturas de Leonor Antunes (Lisboa, 1972) partem de um conjunto de ações simples e delicadas que revelam uma profunda preocupação com as especificidades materiais e socioculturais dos lugares que habitamos. O trabalho da artista relaciona-se intimamente com a arquitetura e o design modernos e com a herança da arte minimalista e pós-minimalista das décadas de 1960–70. As suas obras acomodam-se à natureza de cada espaço expositivo, reconfigurando o modo como o vivenciamos.
A exposição medir, cuidar, enlaçar apresenta um conjunto de obras de Leonor Antunes pertencentes à Coleção de Serralves que tomam como ponto de partida detalhes de casas modernistas que a artista visitou e estudou em pormenor. Antunes replica, transforma e descontextualiza elementos arquitetónicos destes edifícios que são adaptados a cada nova situação expositiva segundo diferentes configurações, conduzindo o olhar e o movimento do corpo através do espaço. Os trabalhos apresentados nesta exposição, dispostos segundo as indicações da artista, não são percecionados como objetos isolados: relacionam-se entre si na criação de um ambiente que envolve o espaço contruído e quem o visita.
Esta exposição integra o Programa de Exposições Itinerantes da Coleção de Serralves que tem por objetivo tornar o acervo da Fundação acessível a públicos diversificados de todas as regiões do país.
Curadoria: Joana Valsassina
Produção: Fundação de Serralves – Museu de Arte Contemporânea