JUAN MUÑOZ — OBRAS DA COLEÇÃO DE SERRALVES NO PALÁCIO DA BOLSA

Palácio da Bolsa, Porto

Fora de Portas
27 ABR 2022 - 12 JAN 2023
2204 OBRAS DA COLEÇÃO DE SERRALVES NO PALÁCIO DA BOLSA

Imagem: Juan Muñoz, Bending, 1989. Col. Fundação de Serralves – Museu de Arte Contemporânea, Porto. Aquisição em 2006. Fotografia: Filipe Braga, Fundação de Serralves, Porto

A obra de Juan Muñoz (Madrid, 1953 – Ibiza, 2001) representa exemplarmente o regresso da escultura à figuração na década de 1980. Depois de uma itinerância de mais de uma década por alguns dos mais vibrantes meios artísticos da Europa e dos Estados Unidos, a que a Espanha franquista se fechava, Muñoz dedica‑se definitivamente à escultura a partir de 1983, ano em que cria os primeiros trabalhos em metal fundido. A centralidade da figura humana, presente ou invocada, e a ativação e manipulação do espaço arquitetónico, geradoras de uma qualidade teatral, são características transversais a toda a obra do artista.


Esta mostra no Palácio da Bolsa apresenta duas esculturas de Juan Muñoz das décadas de 1980 e 1990 que evidenciam diferentes aproximações à figura humana e à relação entre espectador e obra de arte. Apesar de não possuírem a complexidade da encenação e o rigor da modelação dos gestos e expressões das famosas esculturas em bronze que Muñoz realiza a partir de 1989, as figuras planas da obra Bending (1989) constituem-se enquanto modelo para as obras escultóricas posteriores, explorando a tensão entre ação e imobilidade que marca grande parte do trabalho do artista. As referências formais ao teatro são evidentes nas figuras articuladas desta obra, que se assemelham a marionetas à espera de quem as manipule, bem como na mise-en-scène que o artista cria com a composição da obra Sem título (1997). As histórias de cada personagem ficam por revelar, apresentando-se enquanto enigmas que desafiam o espectador a construir a sua narrativa.


Esta iniciativa integra o Programa de Exposições Itinerantes da Coleção de Serralves que tem por objetivo tornar o acervo da Fundação acessível a públicos diversificados de todas as regiões do país.


Produção: Fundação de Serralves — Museu de Arte Contemporânea, Porto

Galeria da Imagens

juan3
juan2
juan1

©

Fotografias: RunLola
juan3
juan3
juan3
serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile