ESPAÇO PARA O CORPO

OBRAS DA COLEÇÃO DE SERRALVES | Ponta Delgada

Centro Municipal de Cultura
Centro Municipal de Cultura
06 ABR - 18 JUN 2022
2204 Obras da Coleção de Serralves
Lourdes Castro, Sombras projectadas de Marie e José Manuel Simões, (Paris), 1964. Col. de Arte Contemporânea do Estado, em depósito na Fundação de Serralves - Museu de Arte Contemporânea, Porto. Depósito em 1990. Fotografia: Filipe Braga

Espaço para o corpo apresenta um conjunto de obras de artistas portuguesas e internacionais que problematizam o corpo enquanto agente criativo e preceptivo, explorando a sua relação com o espaço e com o tempo, com o movimento e com a ausência, com a arquitetura e com a intimidade. A exposição centra-se no trabalho de mulheres artistas que contribuem para aprofundar uma reflexão em torno do espaço e do corpo e para contestar os seus limites, explorando, por um lado, os contornos formais, fenomenológicos e conceptuais desta temática, por outro as suas implicações pessoais, sociais e políticas.


Encarar o corpo enquanto situação, como mediador do mundo e agregador de experiências e memórias, abre terreno para explorar questões de identidade que permeiam o trabalho de diferentes artistas representadas na exposição. A mostra é constituída por trabalhos escultóricos e instalações que apelam aos sentidos e ao movimento do espectador pelo espaço e por obras de artistas que anulam os limites entre o seu corpo e a sua prática - uma abordagem que ganha maior expressão nas décadas de 1960 e 70. A performance e o vídeo tornam-se meios de eleição neste período pelo seu imediatismo e frontalidade, adaptando-se à postura experimental destas artistas e às práticas de exploração corporal que perseguem. Espaço para o corpo reúne trabalhos deste período até à atualidade, abrangendo o arco temporal representativo da Coleção de Serralves.


A exposição, com curadoria de Joana Valsassina, integra o Programa de Exposições Itinerantes da Coleção de Serralves que tem por objetivo tornar o acervo da Fundação acessível a públicos diversificados de todas as regiões do país.


Produção: Fundação de Serralves – Museu de Arte Contemporânea, Porto

serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile