Carla Filipe hóspede

Villa Arson, Nice
15 Mai 2022 - 28 Ago 2022
Pad2 800x450 cover

Crédito fotográfico: JC Lett - Villa Arson Nice


Desenhos e colagens à base de texto, intervenções espaciais, performances e edição são alguns dos meios e abordagens usados por Carla Filipe (1973, Vila Nova da Barquinha) na criação de uma forma própria de retrato social e autorretrato. Aproximando-se de metodologias da antropologia, Carla Filipe, observa, recolhe, entrevista e documenta vestígios de narrativas individuais e coletivas integradas na cultura visual de um passado recente e da atualidade. Viagens, deslocações e trabalho in situ (como a construção e plantação de hortas) são também elementos processuais tanto na investigação como na consequente criação artística.


Inspirada por episódios autobiográficos e pela experiência pessoal de alguém que cresceu em Portugal, numa comunidade de trabalhadores ferroviários, o processo altamente subjetivo de “trabalho de campo” de Carla Filipe serve de lente através da qual se observam modos de vida marginalizados pela história e pelos sistemas históricos e políticos que a impulsionam. O recurso a objetos encontrados, à apropriação visual, ao uso da linguagem como objeto físico e à sua estética obsoleta, punk, associada à sinalética indicativa de nomes de ruas, aos grafitis e à publicidade política de uma era pré-digital constituem um arquivo eloquentemente subjetivo. A sua obra é um apelo a uma memória critica valorizando narrativas esquecidas ou omitidas da discursividade convencionada. Um processo de trabalho que pretende evidenciar as transformações políticas, económicas e sociais que dão forma ao presente nas suas diferente geografias e contextos de intervenção direta.


Dando continuidade ao seu processo criativo, comprometido com o contexto social, político e histórico atual, Carla Filipe retoma na instalação intitulada hóspede o trabalho relacionado com as iconografias provenientes de cartazes políticos, de sindicatos e de causas cooperativas. A artista retrabalha o grafismo e o design destes materiais e transporta-os para o suporte de 28 bandeiras – as bandeiras serão dedicadas a cada um dos 28 estados-membro da União Europeia até ao ano de 2019 –, representando o peso de fatores económicos na sua relação com esta entidade e referências históricas de cada país, assim evidenciando o modo como cada um se insere nesta identidade comum e no plano de uma dupla memória tal como a enunciou Jacques Derrida.


‘Hóspede’ é uma palavra que na sua etimologia indica aquele que está em relação de compensação por ocupação de um determinado lugar ou espaço. No debate central sobre a questão da hospitalidade que tem atravessado o universo da filosofia e das teorias e práticas artísticas contemporâneas, a proposta de Carla Filipe equipara cada estado-membro a uma entidade de permanência incerta (veja-se o caso recente do Brexit) e de relação equívoca com a união no delicado balanço entre desígnios comuns e interesses particulares de pendor nacionalista e sujeitos a constantes e conjunturais mutações políticas.


A iconografia desviante das obras de Carla Filipe não aponta soluções morais, antes questiona o presente nas suas tensões e contradições. O desvio das sociedades contemporâneas, nomeadamente a europeia, relativamente a valores básicos que se erigem a partir de uma ideia de solidariedade internacional, é o pano de fundo para esta proposta que cobre o arco que vai da hostilidade à hospitalidade.


Infelizmente a atualidade veio por o dedo na ferida relativamente à fragilidade da noção de Europa. Vivemos momentos em que disputas territoriais e ideológicas põem em causa os alicerces da chamada construção europeia e o modo como coletivamente se defendem valores que são dados por adquiridos.


hóspede de Carla Filipe foi concebida para o espaço da Galerie Carrée na Villa de Arson, em 2021/2022.

A exposição é organizada pela Villa Arson em colaboração com Fundação de Serralves - Museu de Arte Contemporânea, Porto, Portugal, e tem a curadoria de Marta Moreira de Almeida.

ROTEIRO DA EXPOSIÇÃO

800.null contain
800.null contain

legenda

A DECORRER

TERMINADAS

Image desktop

ROTEIRO DA EXPOSIÇÃO