JOÃO PAULO FELICIANO — SUBIR AO PALCO / BACK HOME

Centro de Artes Villa Portela, Leiria

Fora de Portas
25 OUT 2025 —28 FEV 2026

Acesso gratuito

2510 JOÃO PAULO FELICIANO Leiria

João Paulo Feliciano, Crash Music (detalhe), 1991. Col. Fundação de Serralves ― Museu de Arte Contemporânea, Porto. Aquisição em 2009. Fotografia: João Paulo Feliciano


Inauguração: 25 de outubro às 17h00

O entusiasmo e o impulso criativo de João Paulo Feliciano (Caldas da Rainha, 1963) não se cingem a fronteiras disciplinares, antes extravasando o universo das artes plásticas e da música para substanciar um percurso multifacetado e idiossincrático que tem marcado o meio cultural português desde meados da década de 1980.

Se as obras do início dos anos 1990 gravitam em torno da escultura e da instalação, do mundo da música rock e da cultura urbana, na década seguinte torna-se evidente o interesse pela exploração de fenómenos de perceção que permitem distinguir uma inflexão na relação com a tecnologia. Nos últimos anos, de intensa atividade artística coincidente com o seu regresso às Caldas da Rainha, Feliciano tem retomado a prática da pintura, do desenho, da colagem e da assemblagem, trabalhando diferentes meios e escalas em simultâneo. Mantém-se uma constante problematização dos suportes materiais e linguísticos que utiliza como forma de reequacionar a nossa relação com o mundo, questionando pressupostos dos tradicionais géneros artísticos à luz de diferentes aspetos da cultura popular. A sua postura provocadora e irónica, a vontade de implicar o espectador na significação da obra, e, sobretudo, o seu insaciável apetite pela experimentação revelam-se transversais ao diverso corpo de trabalho de João Paulo Feliciano.



Reunindo instalações, colagens e assemblagens de grande e de pequeníssima escala, Subir ao Palco / Back home apresenta um conjunto de obras da Coleção de Serralves e da Coleção do artista que permitem distinguir cruzamentos, desvios e retornos no seu percurso ao longo das últimas décadas, nomeadamente em torno do campo da música e da poética do objeto. Para João Paulo Feliciano — comunicador nato, com formação em linguística e uma vasta experiência em artes gráficas —, os títulos das suas obras constituem-se enquanto “extensões linguísticas” de cada trabalho. O título desta exposição segue o mesmo princípio: insólito e evocativo, remete para duas obras concretas e para temáticas distintas, articula línguas diferentes (ambas recorrentes no seu trabalho) e várias possibilidades leitura, espelhando a multiplicidade da sua prática.

Esta exposição, com curadoria de Joana Valsassina, integra o Programa de Exposições Itinerantes da Coleção de Serralves que tem por objetivo tornar o acervo da Fundação acessível a públicos diversificados de todas as regiões do país.



Produção: Fundação de Serralves — Museu de Arte Contemporânea, Porto


2510 JOÃO PAULO FELICIANO Leiria
serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile