Vexation of Spirit. COLEÇÃO DUERCKHEIM x SERRALVES

BREVEMENTE

Museu de Serralves
MAI – NOV 2026
2605 Coleção Duerckheim

Georg Baselitz Blondes Mädchen kommt, Wilhelm (1984/7, oil on canvas, 200 x 160cm)

Reunida ao longo de quatro décadas pelo colecionador Christian Duerckheim, esta coleção inclui obras de alguns dos artistas mais importantes do final do século XX e início do século XXI, entre os quais Georg Baselitz, Anselm Kiefer, Damien Hirst, Theaster Gates, Sam Taylor-Johnson, Jake e Dinos Chapman, Zhang Huan e Cerith Wyn Evans. Considerada uma das coleções privadas mais relevantes da Europa, reflete uma visão artística marcada pela inquietação moral e pela consciência histórica.

Integrada na Coleção de Serralves através de um depósito de longa duração formalizado em 2024, a Coleção Duerckheim oferece uma leitura profunda sobre a história recente da humanidade e sobre o papel do artista perante os desastres da guerra e a responsabilidade ética face ao mal. As obras reunidas constituem um exercício de memória e de reflexão sobre o impacto do totalitarismo, das guerras internacionais e civis e dos traumas do genocídio.

Apresentando um conjunto de artistas essenciais, esta exposição convida o público a pensar como a arte contemporânea traduz as convulsões da história e a urgência do presente. Num tempo de novos conflitos e do ressurgimento de políticas autoritárias, a mostra questiona se uma pintura, uma escultura ou um filme — ao representar o que as palavras não conseguem exprimir — poderá impedir a repetição da história. A exposição reafirma o papel de Serralves como guardião e intérprete de patrimónios artísticos de relevância internacional.

serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile