ÂNGELO DE SOUSA E ZULMIRO DE CARVALHO — OBRAS DA FUNDAÇÃO DE SERRALVES

Paço dos Condes — Vila Medieval, Ourém

Fora de Portas
28 MAI — 24 AGO 2025
2805 'ÂNGELO DE SOUSA E ZULMIRO DE CARVALHO

Zulmiro de Carvalho, Sistema H, 1973. Col. Museu Nacional de Soares dos Reis, em depósito na Fundação de Serralves — Museu de Arte Contemporânea, Porto. Depósito em 1990. Fotografia: Rita Burmester

Esta exposição apresenta um conjunto de obras de Ângelo de Sousa (Maputo, Moçambique, 1938 – Porto, 2011) e de Zulmiro de Carvalho (Gondomar, 1940), duas figuras centrais da geração de artistas que, nos anos 1960 e 1970, se empenhou no questionamento da tradição artística em Portugal, encabeçando um movimento de renovação da escultura.

Conhecedores das experiências pioneiras que emergiam no contexto internacional, Ângelo, Zulmiro e os seus pares rejeitam a tradição figurativa e simbólica da estatuária comemorativa que dominava a arte portuguesa para abraçarem questões intrínsecas ao ato escultórico, como a exploração da forma e da composição tridimensional, e abrirem portas ao campo abstrato e a uma relação franca com o espaço envolvente e com o movimento do corpo.

Este projeto expositivo desenvolve-se em torno de um conjunto de esculturas históricas dos dois artistas que permite reconhecer aspetos distintivos dos seus percursos individuais e revelar como se enquadram nas correntes artísticas internacionais associadas à escultura abstrata britânica, ao minimalismo norte-americano e à arte processual que marcaram este período de viragem, com profundas repercussões nas décadas seguintes. Em diálogo com estas esculturas, são apresentadas obras fílmicas de Ângelo de Sousa da mesma época e trabalhos posteriores de Zulmiro de Carvalho, que evidenciam pontos de contacto e interferências entre os dois campos de criação, entre trabalhos de diferentes períodos e entre as práticas de ambos.

A exposição, com curadoria de Joana Valsassina, integra o Programa de Exposições Itinerantes da Coleção de Serralves que tem por objetivo tornar o acervo da Fundação acessível a públicos diversificados de todas as regiões do país.

Produção: Fundação de Serralves — Museu de Arte Contemporânea, Porto

serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile