O MUSEU COMO PERFORMANCE

8ª EDIÇÃO

Museu / Auditório / Parque / Casa do Cinema Manoel de Oliveira
10 - 11 SET 2022
8ª EDIÇÃO O MUSEU COMO PERFORMANCE
Imagem: MOLD, Sara Manente ©️ Luca Mattei

ARTISTAS: MARIANA CALÓ & FRANCISCO QUEIMADELA FEAT. JOÃO PAIS FILIPE (PT) / DIANA DEUTSCH (UK/US) / EVAN IFEKOYA (NG/UK) / SARA MANENTE (IT/BE) / MATTEO MARANGONI (IT/NL) / LUÍSA SARAIVA (PT) / ALICE VAN DER WIELEN-HONINCKX (BE)

Na sua oitava edição, O Museu como Performance – um programa anual dedicado às interseções entre artes visuais, música e performance – volta a ocupar vários espaços do museu com projetos transdisciplinares de artistas nacionais e estrangeiros que questionam a forma como a arte é apresentada, experienciada e classificada.

Lugar para a experimentação e especulação, o programa propõe experiências, sons, formas e imagens que interrogam o lugar da arte na sua relação com o mundo.

Unifica a programação desta edição a tónica em problemáticas que convidam a uma reflexão sobre as formas como temos vindo a pensar e organizar a nossa convivência com o Outro (objetos, pessoas, Natureza). Contrapontos ao antropocentrismo, ao humanismo e ao pensamento racional, os projetos dos artistas participantes testam as possibilidades do pensamento não-linear (dando prioridade ao corporificado, enérgico e intuitivo, em detrimento do intelectual) e avançam hipóteses para uma relação não-hierárquica e não-dominadora com a Natureza. Além disso, interrogam a forma como percecionamos aquilo que nos constitui e rodeia (espaços, corpos, objetos, sons), associando duração, escuta, atenção e transitoriedade de maneiras que nos farão ver e ouvir os espaços de Serralves de formas inéditas e surpreendentes.


Curadoria: Cristina Grande, Pedro Rocha e Ricardo Nicolau



O Museu como Performance conta com o apoio da

Morgan Phoa Family




Acesso:

Mediante aquisição de bilhete Museu (12 euros)

Desconto de 25% na aquisição de bilhetes para os dois dias (18 euros)

Cumulativo com os descontos habituais (50% para estudantes, >65 anos e Amigos)

Residentes em Portugal

mediante aquisição de bilhete Museu (10 euros)

Desconto de 25% na aquisição de bilhetes para os dois dias (15 euros)

Cumulativo com os descontos habituais (50% para estudantes, >65 anos)

Amigos de Serralves

Entrada Gratuita

Sujeito às lotações do espaço.

A DECORRER

TERMINADAS

Digital Product by BondHabits