LINHAS DE VENTO — PERCURSOS ARTÍSTICOS NA NATUREZA

Museu de Aveiro / Santa Joana

Fora de Portas
14 JUL - 01 OUT 2023

Acesso gratuito

linhas de vento aveiro 2023

Alberto Carneiro, Escultura dentro da floresta, 1968-69. Col. Fundação de Serralves – Museu de Arte Contemporânea, Porto. Adquisição em 1991. Fotografia: Filipe Braga

Inauguração: 26 de julho às 18:00


Linhas de vento apresenta um conjunto de obras de artistas portugueses e internacionais que reequacionam o nosso vínculo com a natureza, desenvolvendo as suas práticas artísticas em estreita relação com o meio natural, com a geologia, a antropologia e a ecologia.

A exposição parte de um importante núcleo de obras de artistas associados ao movimento Land Art ou earthworks que, a partir de finais da década de 1960, procuram no território natural o lugar e a matéria para o desenvolvimento de projetos artísticos intencionalmente deslocados dos espaços tradicionais de criação e exposição. Longe de apresentar exaustivamente as investigações artísticas desenvolvidas neste enquadramento durante as décadas de 1960 e 1970 ou de definir uma genealogia rigorosa daí em diante, Linhas de vento estabelece pontos de contacto entre obras paradigmáticas deste período e trabalhos posteriores de artistas com percursos muito distintos, traçando caminhos de aproximação de índole temática, processual e material.

A exposição, com curadoria de Joana Valsassina, integra o Programa de Exposições Itinerantes da Coleção de Serralves e inclui obras de Alberto Carneiro, Ana Mendieta, Catarina Braga, Fernando Lanhas, Hamish Fulton, Lothar Baumgarten, Lourdes Castro, Pedro Vaz, Richard Long e Robert Smithson.



Produção: Fundação de Serralves — Museu de Arte Contemporânea, Porto


Atividades paralelas à Exposição:

16 de setembro às 10h30 (120 min) – oficina para famílias CORPO VERDE

16 de setembro às 15h00 (20 min) - visita orientada para o público em geral


OFICINA CORPO VERDE

A crise climática e o compromisso em proteger a natureza tem-se intensificado nas últimas décadas. A partir dos anos 60, os artistas criaram novas formas de estabelecer diálogos entre a arte e o meio natural. Além das preocupações ecológicas, o uso de elementos naturais oferece possibilidades criativas que reforçam a reflexão sobre a importância do meio ambiente. Nesta atividade, vamos repensar a nossa ligação à natureza, através do desenho, da colagem e da instalação.

linhas de vento aveiro 2023

Galeria da Imagens

vento3
vento2
vento1

©

Ricardo Raminhos
vento3
vento3
vento3
serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile