MANOEL DE OLIVEIRA

EXPOSIÇÃO PERMANENTE
Casa do Cinema
25 JUN 2019 - 25 JUN 2021

A Exposição Permanente Manoel de Oliveira ocupa o primeiro e segundo pisos da antiga garagem da Casa de Serralves, adaptada e ampliada por um projeto do arquiteto Álvaro Siza que procurou preservar o caráter e a configuração do edifício existente.


Esta exposição, dividida em duas salas, apresenta, no piso térreo, uma criteriosa seleção de prémios, demonstrativa do modo como a obra de Manoel de Oliveira foi sendo internacionalmente recebida e aclamada pelos principais festivais de cinema. Nesta mesma sala, encontram-se ainda quatro quadros que pertenciam ao universo da intimidade de Manoel de Oliveira e que reencontramos em alguns dos seus filmes mais pessoais. Este núcleo expositivo integra ainda uma seleção de documentação proveniente do acervo de Manoel de Oliveira, integralmente depositado em Serralves.

No piso superior, apresentam-se duas abordagens distintas do cinema de Manoel de Oliveira: um videowall interativo (um grande ecrã tátil) que permite ao visitante explorar pormenorizadamente a vasta obra do realizador português; e um dispositivo composto por cinco telas de projeção que colocam o espetador no centro do filme e onde se exibem, simultaneamente e de forma sincronizada, vários excertos e sequências de filmes de Manoel de Oliveira.

Sendo permanente, esta exposição é, também, uma exposição dinâmica. Além de funcionar como um repositório das atividades desenvolvidas pela Casa do Cinema em torno da obra de Manoel de Oliveira, a exposição será permanentemente renovada e reconfigurada, disponibilizando múltiplas visões do cinema do realizador.


Pad2 800x450 cover
800.800 cover
800.1066 cover
800.800 cover
800.1066 cover
800.800 cover
Image

VER MENOS

VER MAIS

Image
Image
Image
Image desktop
EXPOSIÇÃO PERMANENTE