PEDRO CALAPEZ — DESTE ESPAÇO LUMINOSO E OBSCURO

Museu de Aveiro / Santa Joana
Fora de Portas
17 SET 2022 - 15 JAN 2023
<p>Pedro Calapez, Sem título 02 (detalhe),1982. Col. Fundação de Serralves – Museu de Arte Contemporânea, Porto. Doação de Maria de Belém Sampaio em 2020. Fotografia: Filipe Braga</p>

Pedro Calapez, Sem título 02 (detalhe),1982. Col. Fundação de Serralves – Museu de Arte Contemporânea, Porto. Doação de Maria de Belém Sampaio em 2020. Fotografia: Filipe Braga

Iniciando o seu percurso pelo desenho, Pedro Calapez (Lisboa, 1953) afirma-se no campo da pintura a partir do início dos anos 1980, construindo uma obra que cruza ambas as práticas no espaço e no tempo. A exposição Pedro Calapez. Deste espaço luminoso e obscuro, concebida especificamente para o Museu de Aveiro / Santa Joana, apresenta um conjunto de obras da Coleção de Serralves, da Coleção do Município de Aveiro e da Coleção do artista que sublinham a relação complementar entre pintura e desenho central à sua prática artística.

Célebre pela exímia exploração da cor e da escala, o trabalho de Pedro Calapez estabelece-se entre a abstração e a representação de lugares suspensos algures entre o esboço, o cenário e a ruína. A figura humana, invariavelmente ausente da representação, cede lugar à presença do espectador que transita livremente entre o espaço expositivo e o espaço da obra.

Incluindo trabalhos nunca antes apresentados, a exposição afasta-se do universo da cor para revelar outros aspetos fundadores na prática de Calapez alicerçados nos diálogos que estabelece com a história de arte, com a literatura e com a arquitetura. Obras históricas representativas de diferentes momentos do percurso do artista são apresentadas juntamente com trabalhos recentes que evidenciam linhas de continuidade na sua prática artística ao longo de mais de 40 anos. As obras apresentadas emergem “deste espaço luminoso e obscuro” que pontua o seu percurso palimpséstico, sempre incompleto e sempre em movimento.

A exposição, com curadoria de Joana Valsassina, integra o Programa de Exposições Itinerantes da Coleção de Serralves que tem por objetivo tornar o acervo da Fundação acessível a públicos diversificados de todas as regiões do país.

Produção: Fundação de Serralves — Museu de Arte Contemporânea, Porto

Roteiro da Exposição

VER MENOS

VER MAIS

PEDRO CALAPEZ DESTE ESPAÇO LUMINOSO E OBSCURO | Aveiro
PEDRO CALAPEZ DESTE ESPAÇO LUMINOSO E OBSCURO | Aveiro

A DECORRER

TERMINADAS

Digital Product by BondHabits