Certificação Ambiental
Anterior
Seguinte
Consciente da sua presença, e influência, junto das comunidades local, regional e internacional, a Fundação pretende constituir-se como um exemplo para a sociedade em geral, minimizando os impactes ambientais das suas atividades, prevenindo a poluição e contribuindo ativamente para o desenvolvimento sustentável.
Neste sentido, a Fundação implementou um sistema de gestão ambiental, e em 2013, obteve o registo no Sistema Comunitário de Ecogestão e Auditoria (EMAS) tornando-se assim a primeira fundação cultural portuguesa a obter o registo no Sistema Comunitário de Ecogestão e Auditoria (EMAS), depois da certificação pela norma NP EN ISO 14001.
A Fundação de Serralves iniciou a sua atividade em 1989 e é reconhecida como uma instituição cultural de referência de âmbito internacional.
Consciente da sua presença e influência junto das comunidades local, regional e internacional, a Fundação pretende constituir-se como um exemplo para a sociedade em geral, minimizando os impactos ambientais das suas atividades, prevenindo a poluição e contribuindo ativamente para o desenvolvimento sustentável.
A Fundação de Serralves contratou, em 2009, a uma empresa especializada, a realização de um Diagnóstico Ambiental que teve como objetivos: recolher e sistematizar a informação sobre a situação da Fundação em matéria de gestão e desempenho ambiental; identificar medidas para melhorar o desempenho ambiental da Fundação, no domínio da gestão interna; identificar ações e recursos necessários para a implementação de um Sistema de Gestão Ambiental na Fundação e estabelecer orientações nessa matéria.
A 23 de maio de 2011 a Fundação de Serralves assina um Protocolo de Cooperação com a Agência Portuguesa do Ambiente para implementação do EMAS por fases.
Desde que a Fundação de Serralves iniciou o processo de implementação de um sistema de gestão ambiental que tem vindo a adotar medidas para a melhoria do seu desempenho ambiental, designadamente: instalação de caudalímetros nos poços para monitorização dos consumos de água; colocação de lâmpadas mais eficientes; colocação de contentores para separação de resíduos; instalação de bacias de retenção.
Reconhecendo a importância da participação de todos os colaboradores neste processo, a Fundação tem vindo a apostar na sua sensibilização para questões ambientais e tem procurado que participem de forma ativa e transparente na melhoria do desempenho ambiental e na prevenção da poluição.
Assim, a Fundação implementou um sistema de gestão ambiental e, em 2013, obteve o registo no Sistema Comunitário de Ecogestão e Auditoria (EMAS) e a certificação pela norma NP EN ISO 14001.
O processo de Certificação Ambiental da Fundação foi cofinanciado pelo Programa Operacional Regional do Norte, no âmbito do projeto Serralves – Património Classificado.
VISITAR SERRALVES
Museu
Museu
Parque
Parque
Casa do Cinema
Manoel de Oliveira
Casa do Cinema
Manoel de Oliveira
Casa de Serralves
Casa de Serralves