A Arte move-se

Anterior

Seguinte

18.09.01.02.06 SOLE-ServicoEducativo-Atividadesonline-AtividadesArtes-A arte move-se

A ARTE MOVE-SE


R.H. Quaytman desenvolveu um método original para organizar os diferentes estilos de pintura que explora através do seu trabalho. Passando pela geometria, abstração e figuração, a artista faz uma viagem pela história da arte onde pesquisa temas, artistas ou aspetos culturais dos locais onde expõe, acrescentando as suas experiências pessoais. O resultado dessas pinturas é apresentado em capítulos pertencentes a um livro imaginário que se vai preenchendo progressivamente. Através do desenho e seguindo os passos da artista, vamos iniciar um capítulo movendo-nos entre o abstrato e o figurativo.  

 

Inspirada pela proporção áurea, o tamanho das pinturas da R.H. Quaytman respeita essa regra. Tal como o suporte necessário para esta atividade: folhas A3, A4 e A5.

PROPOSTA 1


Escolhe um objeto de casa, preferencialmente algo escultórico e simples ou uma folha de papel dobrada. Observa-o e com um lápis desenha-o de duas perspetivas diferentes (por exemplo frente e lado, ou lado e cima). Apaga o interior deixando apenas o contorno. Preenche o interior da forma com um marcador preto. 

 

Materiais: Folhas A4, lápis de grafite, marcador preto grosso ou tinta preta.


18.09.01.02.06 SOLE-ServicoEducativo-Atividadesonline-AtividadesArtes-A arte move-se
18.09.01.02.06 SOLE-ServicoEducativo-Atividadesonline-AtividadesArtes-A arte move-se

Proposta 2

Numa folha de papel vegetal A3, cria uma composição com formas geométrica ou um padrão geométrico repetitivo usando a régua ou um compasso para desenhar de maneira a preencher toda a folha. Copia a mesma composição numa outra folha de papel vegetal A3. No final, sobrepõe as duas folhas movendo-as ligeiramente em sentidos opostos criando assim um padrão moiré.

 

Materiais: Folhas de papel vegetal A3 (ou acetato), lápis de grafite (ou marcador para acetato preto), régua ou esquadro, compasso.


18.09.01.02.06 SOLE-ServicoEducativo-Atividadesonline-AtividadesArtes-A arte move-se
18.09.01.02.06 SOLE-ServicoEducativo-Atividadesonline-AtividadesArtes-A arte move-se
18.09.01.02.06 SOLE-ServicoEducativo-Atividadesonline-AtividadesArtes-A arte move-se
18.09.01.02.06 SOLE-ServicoEducativo-Atividadesonline-AtividadesArtes-A arte move-se

Proposta 3

Pesquisa um pintor da tua cidade na internet (por exemplo: “Pintores do Porto”). Escolhe uma pintura do artista que selecionaste e tenta copiar um ou vários elementos da pintura original numa folha A4. Recorta o que desenhaste e cola-o sobre a composição geométrica que fizeste no exercício 2.

 

Materiais: Folhas A4, lápis, lápis de cor ou marcadores, tesoura e cola.


Foto Filipe Braga, © Fundação de Serralves, Porto

Joan Miró Toile brûlée III, 4—31 DEZ DEC 1973. Tinta acrílica sobre tela queimada

Col. Estado Português, em depósito na Fundação de Serralves — Museu de Arte Contemporânea, Porto

18.09.01.02.06 SOLE-ServicoEducativo-Atividadesonline-AtividadesArtes-A arte move-se
18.09.01.02.06 SOLE-ServicoEducativo-Atividadesonline-AtividadesArtes-A arte move-se
18.09.01.02.06 SOLE-ServicoEducativo-Atividadesonline-AtividadesArtes-A arte move-se
18.09.01.02.06 SOLE-ServicoEducativo-Atividadesonline-AtividadesArtes-A arte move-se

Proposta 4

A partir da pintura do artista que escolheste, numa folha de papel quadriculado A5, preenche todos os quadradinhos usando apenas cores que consegues identificar na pintura original.

 

Materiais: Folha quadriculada A5, marcadores coloridos finos.

Conceção: Paulo Jesus

VISITAR SERRALVES

01 Museu

Museu

Museu

02 Parque

Parque

Parque

04 Casa do Cinema

Casa do Cinema
Manoel de Oliveira

Casa do Cinema
Manoel de Oliveira

03 Casa de Serralves

Casa de Serralves

Casa de Serralves

serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile