Desenhos Vivos
Será que os desenhos se conseguem mexer como se tivessem vida? Se calhar
precisam de ajuda, mas que ferramentas temos para os ajudar? A partir da
exposição da artista Nalini Malani teremos a hipótese de a partir de casa criar
desenhos que se mexem nas nossas mãos como se tentassem escapar. E com um
smartphone criaremos um filme do nosso trabalho que pode ser partilhado com
toda a gente!
Foi no final da
década de 1960, numa cena artística indiana dominada por homens, que Nalini
Malani emergiu como uma voz provocatória e feminista, igualmente pioneira no
trabalho com meios artísticos como o cinema experimental, a pintura, o vídeo e
a instalação. Além de dar voz às mulheres, a artista sempre se destacou pela
sua preocupação com questões sociais, conferindo protagonismo aos
marginalizados através de histórias visuais (animações, nomeadamente) que
exploram temas como o feminismo, a violência, as tensões raciais e os legados
pós-colonialistas.
As animações
reunidas na exposição em Serralves, realizadas entre 1969 e 2020, foram
agrupadas sob o signo da Utopia (este é aliás o título da mais antiga obra
apresentada), relacionando-se, por um lado, com o sentimento utópico que se
seguiu à independência da Índia e, por outro, com a desilusão em relação àquilo
que o país se tornaria, governado por regras ditadas pela ortodoxia religiosa.
Excerto retirado do roteiro da exposição
PALAVRAS-CHAVE: animação, desenho, feminismo, experimental, político.
MATERIAIS:
folhas de papel; tesouras ou x-ato; materiais riscadores ou tintas (ex:
tinta acrílica, guache, pasteis de óleo, pasteis secos, giz, canetas, recortes,
lápis de cera…); molas para segurar as folhas; jornais ou revistas para
recortar; smartphone, ou camara fotográfica e computador.
FLIP BOOK 1
A partir de temas da obra de Nalini Malani, este
exercício consiste na criação de um flip book. Servindo de introdução à
animação analógica, o flip book é um modo muito direto de criar a ilusão de
movimento de um desenho. Pensando em ideias de futuro e utopia pretende-se que
os participantes sejam capazes de desenhar e dar movimentos aos seus desenhos.
· Recortar
um conjunto de folhas num tamanho 10x7 cm (tamanho sugerido), mínimo de 50
folhas; (link com tutorial: https://youtu.be/Un-BdBSOGKY);
· Escolher
um movimento para ser desenhado no flip book a partir de palavras de livros,
jornais ou revistas que existam em casa e relacionadas com a ideia de utopia;
· Desenhar
o início do movimento na primeira folha, o fim do movimento na última folha;
completar os desenhemos intermédios;
· Segurar um dos extremos com cola ou uma mola
para as folhas ficarem seguras.
FLIP BOOK 2
· A
partir do mesmo método do exercício anterior recortar uma tira de 10x7 cm em
todas as folhas de jornal ou revista criando flip books com sequências de
imagens inesperadas;
· Desenhar ou escrever sobre as imagens recolhidas
acrescentando novas ideias ao flip book existente.
ANIMAÇÃO DIGITAL
Este exercício consiste em tentar estabelecer uma relação entre a
animação analógica e digital construindo por camadas um desenho cujo
desenvolvimento e expansão dará origem a uma animação digital.
· Usando como inspiração jornais, livros ou
revistas relacionadas com a ideia de utopia fazer um desenho que se vai
expandindo com sobreposições de camadas. Cada camada deve ir acrescentando
novos desenhos, palavras ou imagens que expandam a ideia original;
·
Documentar fotograficamente com a aplicação gratuita Stop Motion Studio
(existem outras aplicações semelhantes) clicando no Menu “Novo Filme” e de
seguida no ícone da máquina fotográfica;
· O número de camadas é à escolha do participante,
mas quanto mais camadas tiver o desenho mais longa e fluída será a animação;
· No final clicando no botão play poderá
visualizar o filme da animação e partilhar para outras aplicações.
Conceção: José
Costa
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