Desenhos Vivos

Desenhos Vivos


Será que os desenhos se conseguem mexer como se tivessem vida? Se calhar precisam de ajuda, mas que ferramentas temos para os ajudar? A partir da exposição da artista Nalini Malani teremos a hipótese de a partir de casa criar desenhos que se mexem nas nossas mãos como se tentassem escapar. E com um smartphone criaremos um filme do nosso trabalho que pode ser partilhado com toda a gente!

18.09.01.02.07 SOLE-ServicoEducativo-Atividadesonline-AtividadesArtes-Desenhos Vivos

Foi no final da década de 1960, numa cena artística indiana dominada por homens, que Nalini Malani emergiu como uma voz provocatória e feminista, igualmente pioneira no trabalho com meios artísticos como o cinema experimental, a pintura, o vídeo e a instalação. Além de dar voz às mulheres, a artista sempre se destacou pela sua preocupação com questões sociais, conferindo protagonismo aos marginalizados através de histórias visuais (animações, nomeadamente) que exploram temas como o feminismo, a violência, as tensões raciais e os legados pós-colonialistas.

As animações reunidas na exposição em Serralves, realizadas entre 1969 e 2020, foram agrupadas sob o signo da Utopia (este é aliás o título da mais antiga obra apresentada), relacionando-se, por um lado, com o sentimento utópico que se seguiu à independência da Índia e, por outro, com a desilusão em relação àquilo que o país se tornaria, governado por regras ditadas pela ortodoxia religiosa.

 

Excerto retirado do roteiro da exposição


PALAVRAS-CHAVE: animação, desenho, feminismo, experimental, político.

 

MATERIAIS: folhas de papel; tesouras ou x-ato; materiais riscadores ou tintas (ex: tinta acrílica, guache, pasteis de óleo, pasteis secos, giz, canetas, recortes, lápis de cera…); molas para segurar as folhas; jornais ou revistas para recortar; smartphone, ou camara fotográfica e computador.



FLIP BOOK 1

 

A partir de temas da obra de Nalini Malani, este exercício consiste na criação de um flip book. Servindo de introdução à animação analógica, o flip book é um modo muito direto de criar a ilusão de movimento de um desenho. Pensando em ideias de futuro e utopia pretende-se que os participantes sejam capazes de desenhar e dar movimentos aos seus desenhos.

 

·      Recortar um conjunto de folhas num tamanho 10x7 cm (tamanho sugerido), mínimo de 50 folhas; (link com tutorial: https://youtu.be/Un-BdBSOGKY);

 

·      Escolher um movimento para ser desenhado no flip book a partir de palavras de livros, jornais ou revistas que existam em casa e relacionadas com a ideia de utopia;

 

·      Desenhar o início do movimento na primeira folha, o fim do movimento na última folha; completar os desenhemos intermédios;

 

·      Segurar um dos extremos com cola ou uma mola para as folhas ficarem seguras.

18.09.01.02.07 SOLE-ServicoEducativo-Atividadesonline-AtividadesArtes-Desenhos Vivos


FLIP BOOK 2

 

·      A partir do mesmo método do exercício anterior recortar uma tira de 10x7 cm em todas as folhas de jornal ou revista criando flip books com sequências de imagens inesperadas;

 

·      Desenhar ou escrever sobre as imagens recolhidas acrescentando novas ideias ao flip book existente.

18.09.01.02.07 SOLE-ServicoEducativo-Atividadesonline-AtividadesArtes-Desenhos Vivos


ANIMAÇÃO DIGITAL

 

Este exercício consiste em tentar estabelecer uma relação entre a animação analógica e digital construindo por camadas um desenho cujo desenvolvimento e expansão dará origem a uma animação digital.

 

·      Usando como inspiração jornais, livros ou revistas relacionadas com a ideia de utopia fazer um desenho que se vai expandindo com sobreposições de camadas. Cada camada deve ir acrescentando novos desenhos, palavras ou imagens que expandam a ideia original;


·     

Documentar fotograficamente com a aplicação gratuita Stop Motion Studio (existem outras aplicações semelhantes) clicando no Menu “Novo Filme” e de seguida no ícone da máquina fotográfica;


18.09.01.02.07 SOLE-ServicoEducativo-Atividadesonline-AtividadesArtes-Desenhos Vivos
18.09.01.02.07 SOLE-ServicoEducativo-Atividadesonline-AtividadesArtes-Desenhos Vivos
18.09.01.02.07 SOLE-ServicoEducativo-Atividadesonline-AtividadesArtes-Desenhos Vivos
18.09.01.02.07 SOLE-ServicoEducativo-Atividadesonline-AtividadesArtes-Desenhos Vivos

·      O número de camadas é à escolha do participante, mas quanto mais camadas tiver o desenho mais longa e fluída será a animação;

 

·      No final clicando no botão play poderá visualizar o filme da animação e partilhar para outras aplicações.

 

Conceção: José Costa

18.09.01.02.07 SOLE-ServicoEducativo-Atividadesonline-AtividadesArtes-Desenhos Vivos

VISITAR SERRALVES

01 Museu

Museu

Museu

02 Parque

Parque

Parque

04 Casa do Cinema

Casa do Cinema
Manoel de Oliveira

Casa do Cinema
Manoel de Oliveira

03 Casa de Serralves

Casa de Serralves

Casa de Serralves

serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile