ESCAL’ARTE

ESCAL’ARTE



PLANTOIR (COLHER DE JARDINEIRO), que se encontra na entrada do Parque de Serralves, é um objeto desafiante. Obra de CLAES OLDENBURG & COOSJE VAN BRUGGEN, é uma das muitas esculturas gigantes e coloridas que esta dupla instalou em espaços públicos, em articulação ou contraste com o seu contexto.

A inspiração para as suas peças nasce de um novo olhar sobre os mais banais objetos do (nosso) quotidiano – de fósforos a gelados, passando por alfinetes, carimbos, hambúrgueres, talheres… –, adulterando a sua escala para os colocar, posteriormente, em locais inusitados, surpreendendo o observador.

Graduando os objetos de uso doméstico por meio de escala, imaginaremos e construiremos, através do desenho e da ilusão, múltiplas relações do corpo com os objetos que nos rodeiam e de ambos com a Arte.

18.09.01.02.08 SOLE-SE-AO-AA-ESCAL’ARTE

[1] Plantoir [Colher de Jardineiro], 2001 (© Fernando Guerra)

18.09.01.02.08 SOLE-SE-AO-AA-ESCAL’ARTE

[2] Claes Oldenburg (Keystone/Hulton Archive/Getty Images).

PALAVRAS-CHAVE: objetos do quotidiano; ilusão de ótica; escala; perspetiva.

 

MATERIAIS: diferentes objetos de uso quotidiano (para todas as propostas); folhas de papel e lápis de cor (para as propostas B e C); smartphone/câmara fotográfica (para as propostas D e E).

 

 

PROPOSTAS

Dependendo do tempo disponível, poderás optar por realizar autonomamente cada um dos tópicos abaixo sendo que todas as propostas deverão ser, necessariamente, precedidas pela proposta A.

 

PROPOSTA A

Escolhe pequenos objetos de uso doméstico, habitualmente escondidos ou depreciados (utensílios de cozinha, produtos de higiene, objetos de decoração, produtos alimentares, entre outros), e observa-os [imagens 5 e 6].

 

PROPOSTA B

Na maior folha de papel que tiveres em casa (idealmente em A3) desenha, ocupando a totalidade da área do papel, um (ou mais) desses objetos selecionados na proposta A [imagens 3 e 4].

 

PROPOSTA C

Tal como a “Colher de Jardineiro” aterrou em Serralves, imagina um lugar (real ou imaginário, desde que exterior) onde o objeto anteriormente desenhado possa pousar e viver. Aí o objeto será gigante e as pessoas serão muito menores do que ele. Decide quantas vezes menor é que vais ser em relação ao objeto e desenha-te. De seguida, desenha o contexto, o local imaginário, e cria uma história sobre a vida desse objeto [imagens 3 e 4].


18.09.01.02.08 SOLE-SE-AO-AA-ESCAL’ARTE

[3] Dream Pin, 1998. Graphite, colored pencil and pastel on paper, 40 × 30 3/16 in. (101.6 × 76.7 cm). Whitney Museum of American Art, New York; gift of Claes Oldenburg and Coosje van Bruggen 2001.209. © Claes Oldenburg and Coosje van Bruggen. Photograph by Sheldan C. Collins.

18.09.01.02.08 SOLE-SE-AO-AA-ESCAL’ARTE

[4] Proposal for a sculpture in the Form of a Pan and Broom, 1997 Pecil ana pastel on paper; 30x40 in. Collection Claes Oldenburg and Coosje van Bruggen. © 2018 Claes Oldenburg and Coosje van Bruggen.

PROPOSTA D

Com base num (ou mais) dos objetos selecionados na proposta A, tenta perceber se podes fazer, na realidade, o que fizeste anteriormente em desenho [ver, novamente, a Imagem 4]. Talvez não dê para construir, dentro de casa, uma escultura como Plantoir, com mais de sete metros de altura, mas podes, certamente, criar essa ilusão.



18.09.01.02.08 SOLE-SE-AO-AA-ESCAL’ARTE

[5] Conjunto de objetos (JAS)

18.09.01.02.08 SOLE-SE-AO-AA-ESCAL’ARTE

[6] Objetos selecionados (JAS)

Brincando com a perspetiva e tirando partido da distância entre objetos [Ver: How to Create Forced Perspective! em https://www.youtube.com/watch?v=MhNhTCLH8YQ], cria relações inusitadas entre os participantes e os objetos escolhidos inicialmente – experimenta falar com eles, abraçá-los, ser por eles esmagado, etc. –, fotografa essas experiências e partilha connosco!



18.09.01.02.08 SOLE-SE-AO-AA-ESCAL’ARTE

[7 a 9] Exemplos de ilusão de ótica a partir dos objetos selecionados (JAS)

18.09.01.02.08 SOLE-SE-AO-AA-ESCAL’ARTE
18.09.01.02.08 SOLE-SE-AO-AA-ESCAL’ARTE

PROPOSTA E

A partir de uma das situações anteriormente inventadas, cria um vídeo onde se conte uma história sobre esse objeto e tua relação (fora de escala) com ele.

 

 

Conceção: João Almeida e Silva

18.09.01.02.08 SOLE-SE-AO-AA-ESCAL’ARTE

VISITAR SERRALVES

01 Museu

Museu

Museu

02 Parque

Parque

Parque

04 Casa do Cinema

Casa do Cinema
Manoel de Oliveira

Casa do Cinema
Manoel de Oliveira

03 Casa de Serralves

Casa de Serralves

Casa de Serralves

serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile