Casa do Cinema Manoel de Oliveira

Apresentação

Seguinte

Fachada do edificio com elementos naturais envolventes. Árvores e pequenos relvados.

A Casa do Cinema Manoel de Oliveira, projeto de Álvaro Siza, é um novo polo de referência no domínio do cinema e das imagens em movimento, integrado nos espaços da Fundação de Serralves. Além de uma exposição permanente, de um centro de documentação e de sessões de cinema que permitem um acesso regular à obra de Manoel de Oliveira, a Casa do Cinema apresenta uma programação de exposições temporárias, ciclos de cinema temáticos e monográficos, retrospetivas, conferências, edições e programas educativos, através dos quais promove diferentes possibilidades de aproximação ao cinema contemporâneo, no âmbito de uma reflexão alargada sobre a arte do nosso tempo.

Em articulação com a abordagem pluridisciplinar do Museu de Arte Contemporânea, a atividade da Casa do Cinema reflete sobre a migração das imagens em movimento entre o espaço da galeria e da sala de cinema, testando modalidades de apresentação de materiais cinematográficos em contexto museológico, na era da proliferação das imagens pelos mais diferentes tipos de plataformas, canais e dispositivos tecnológicos. Promovendo parcerias com outras entidades nacionais e internacionais, aliando a vertente da investigação a uma programação diversificada, dirigida a todos os públicos, a Casa do Cinema pretende ampliar a matéria instável, que é o cinema, numa inesgotável pluralidade de cinemas: filmes, artistas, cineastas, objetos que projetam novos olhares sobre o passado, que assumem um compromisso com o presente e antecipam criticamente as imagens do futuro.

4.1. _OK Casa do Cinema -  Apresentação
4.1. _OK Casa do Cinema -  Apresentação

Vencedor do Prémio do Imobiliário 2020 - Categoria Reabilitação e Reconstrução – Espaço Público/Património Cultural

4.2. _OK Casa do Cinema -  História
História
4.3. _OK Casa do Cinema - Arquitetura
Arquitetura
4.2. _OK Casa do Cinema -  História
4.2. _OK Casa do Cinema -  História
História


A exposição com que a Fundação de Serralves assinalou o centenário de Manoel de Oliveira, em 2008, foi o ponto de partida para a assinatura de um protocolo de depósito entre o cineasta e a Fundação, a 20 de abril de 2009, documento que formalizava a entrada no museu do extraordinário núcleo documental reunido por Oliveira ao longo de mais de oitenta anos e definia as linhas gerais da criação da Casa do Cinema Manoel de Oliveira. O arquiteto Álvaro Siza foi convidado a projetar um novo edifício no espaço de Serralves e António Preto a elaborar o programa museológico, tendo o projeto sido publicamente apresentado a 15 de novembro de 2013, data da assinatura de um segundo protocolo, onde se estabeleciam os objetivos, a matriz de funcionamento e estrutura da Casa do Cinema, bem como a sua inserção na orgânica da Fundação de Serralves. Em janeiro de 2018 iniciou-se a construção do edifício e a preparação do programa de abertura.



A Casa do Cinema Manoel de Oliveira foi inaugurada a 24 de junho de 2019.


Cofinanciado por:


4.2. _OK Casa do Cinema -  História
4.2. _OK Casa do Cinema -  História
4.2. _OK Casa do Cinema -  História

VISITAR SERRALVES

01 Museu

Museu

Museu

02 Parque

Parque

Parque

04 Casa do Cinema

Casa do Cinema
Manoel de Oliveira

Casa do Cinema
Manoel de Oliveira

03 Casa de Serralves

Casa de Serralves

Casa de Serralves

serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile