As sombras exercem um papel importante na história da humanidade, desde os primeiros Homo Sapiens que as sombras nos maravilham e nos intrigam.
Vários artistas na história da arte se dedicaram à sombra. Na coleção de Serralves alguns artistas olharam com especial atenção para as possibilidades plásticas da sombra, entre eles a artista portuguesa Lourdes Castro (nascida na Madeira em 1930).
Observa as seguintes obras da Coleção de Serralves:
Nestes trabalhos vemos o quanto as sombras podem ser observadas de vários ângulos e sua silhueta (o desenho que suas formas geram) pode por si criar novos e inusitados resultados.
A pensar no período da Páscoa, quais são os personagens, figuras e símbolos que lhe ocorrem? Que achas de explorar as possibilidades que as sombras destes objetos e personagens relacionadas ao simbolismo deste período podem nos dar? Qual tal redescobrir estes símbolos por intermédio do potencial de suas sombras? Podes usar um candeeiro para aumentar o efeito e os materiais que tiveres à mão, desde canetas coloridas, lápis ou giz de cera….
Mãos à obra?
VISITAR SERRALVES
Museu
Museu
Parque
Parque
Casa do Cinema
Manoel de Oliveira
Casa do Cinema
Manoel de Oliveira
Casa de Serralves
Casa de Serralves