As sombras exercem um papel importante na história da humanidade, desde os primeiros Homo Sapiens que as sombras nos maravilham e nos intrigam.


Vários artistas na história da arte se dedicaram à sombra. Na coleção de Serralves alguns artistas olharam com especial atenção para as possibilidades plásticas da sombra, entre eles a artista portuguesa Lourdes Castro (nascida na Madeira em 1930).


Observa as seguintes obras da Coleção de Serralves:


18.09.01.02.02.01 AS MÚLTIPLAS SOMBRAS
18.09.01.02.02.01 AS MÚLTIPLAS SOMBRAS

Nestes trabalhos vemos o quanto as sombras podem ser observadas de vários ângulos e sua silhueta (o desenho que suas formas geram) pode por si criar novos e inusitados resultados.


A pensar no período da Páscoa, quais são os personagens, figuras e símbolos que lhe ocorrem? Que achas de explorar as possibilidades que as sombras destes objetos e personagens relacionadas ao simbolismo deste período podem nos dar? Qual tal redescobrir estes símbolos por intermédio do potencial de suas sombras? Podes usar um candeeiro para aumentar o efeito e os materiais que tiveres à mão, desde canetas coloridas, lápis ou giz de cera….


Mãos à obra?


18.09.01.02.02.01 AS MÚLTIPLAS SOMBRAS

VISITAR SERRALVES

01 Museu

Museu

Museu

02 Parque

Parque

Parque

04 Casa do Cinema

Casa do Cinema
Manoel de Oliveira

Casa do Cinema
Manoel de Oliveira

03 Casa de Serralves

Casa de Serralves

Casa de Serralves

serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile