A Fundação de Serralves assumiu como sua Missão estimular o conhecimento de públicos de diferentes origens e idades pela Arte Contemporânea, pela Arquitetura, pelo Cinema, pela Paisagem, pelo Ambiente e por temas críticos para a sociedade e seu futuro, fazendo-o de forma integrada com base num conjunto patrimonial de exceção, no qual se destacam o Museu de Arte Contemporânea, a Casa, o Parque e a Casa do Cinema Manoel de Oliveira.
Multidisciplinar e fiel à sua Missão, a Fundação de Serralves é hoje considerada um dos mais bem-sucedidos e consolidados projetos culturais do país e aufere de uma singular projeção e reconhecimento internacionais.
Localizada na cidade do Porto, a Fundação é detentora de um valioso património histórico e cultural.
O Museu de Arte Contemporânea, um projeto do globalmente reconhecido arquiteto Álvaro Siza – Prémio Pritzker 1992, apresenta exposições dos mais importantes artistas nacionais e estrangeiros, entre muitas outras atividades. Em 2024 foi inaugurada a nova ala do Museu, nomeada de Ala Álvaro Siza, em homenagem ao seu autor. Neste novo edifício, apresentam-se exposições dedicadas à Coleção de Serralves e à Arquitetura.
O Parque de Serralves, com 18 hectares, foi projetado por Jacques Gréber e galardoado em 1997 com o prémio "Henry Ford Prize for the Preservation of the Environment”. é uma referência singular no património da paisagem em Portugal. É composto por uma grande diversidade de espaços: jardins formais, matas, uma quinta tradicional e o Treetop Walk - um percurso elevado, junto à copa das árvores, que permite uma experiência impactante de observação e estudo da Biodiversidade do Parque.
A icónica Casa de Serralves é um exemplar único da arquitetura Art Déco. Para o seu interior contribuíram dos mais importantes nomes europeus do desenho de mobiliário, como Émile Jacques Ruhlmann, René Lalique e Edgar Brandt.
Permitindo acesso regular à obra de Manoel de Oliveira - o mais reconhecido realizador português - a Casa do Cinema Manoel de Oliveira é espaço dedicado ao cinema. Também projeto de Álvaro Siza, apresenta exposições, ciclos de cinema e conferências.
Em 2012, o conjunto patrimonial de Serralves foi classificado como "Monumento Nacional”. Esta classificação máxima veio reconhecer o valor cultural, arquitetónico e paisagístico do património de Serralves, bem como todo o investimento que tem vindo a ser aplicado na sua valorização, animação e divulgação.
A criação da Fundação de Serralves, em 1989, como uma instituição privada de utilidade pública, assinalou o início de uma parceria inovadora entre o Estado e a sociedade civil. Ao fim de mais de 25 anos, agradecemos a todos os que têm vindo a apoiar Serralves, nomeadamente os seus Fundadores e Mecenas. Mas também a todos os visitantes e aos que têm sabido colaborar com Serralves, evidenciando desta forma a crescente e contínua adesão da comunidade a este projeto.
Serralves tem como Visão ser um polo de referência e um centro de conhecimento, em Portugal e no Mundo, nos domínios da Arte Contemporânea, Arquitetura, pelo Cinema, pela Paisagem e temas críticos para a sociedade e seu futuro, promovendo a diversidade da oferta cultural através de uma intervenção inovadora que, de forma sustentada, atraia públicos diversificados e induza o apoio da Comunidade.
VISITAR SERRALVES
Museu
Museu
Parque
Parque
Casa do Cinema
Manoel de Oliveira
Casa do Cinema
Manoel de Oliveira
Casa de Serralves
Casa de Serralves