Parque

Flora

Anterior

Seguinte

Plano muito aproximado de um homem a observar musgo com uma lupa.

Uma das qualidades do Parque de Serralves é a diversidade do seu património arbóreo e arbustivo. Este inclui mais de 8000 exemplares de plantas lenhosas, representando sensivelmente 230 espécies e variedades, nativas (autóctones) e exóticas (alóctones).

Da flora autóctone fazem parte algumas espécies raras, como o teixo (Taxus baccata, espécie em risco de extinção em Portugal), e outras representativas da flora portuguesa, tais como o pinheiro-manso (Pinus pinea), o pinheiro-bravo (Pinus pinaster), o castanheiro (Castanea sativa), o sobreiro (Quercus suber), o carvalho-alvarinho (Quercus robur), o azevinho (Ilex aquifolium, protegido por lei), o pilriteiro (Crataegus monogyna), o folhado (Viburnum tinus) e a aveleira (Corylus avellana).


No que respeita à flora alóctone, a diversidade de espécies e de origens no Parque é vasta. Podem ser observados: liquidâmbares (Liquidambar styraciflua), tulipeiros-da-Virgínia (Liriodendron tulipifera) e sequóias-gigantes (Sequoiadendron giganteum) dos EUA; cedros-do-Atlas (Cedrus atlantica), cedros-do-Líbano (Cedrus libani) e cedros-dos-Himalaias (Cedrus deodara); castanheiros-da-Índia (Aesculus hippocastanum, que ao contrário do que o seu nome indica é nativo dos Balcãs), rododendros-arbóreos e numerosas variedades de camélias (Camellia japonica), com origem asiática, entre muitas outras.

Este valioso património foi objeto de um trabalho exaustivo que contou com a colaboração da Universidade de Aveiro e do CIBIO-InBIO, que incluiu a identificação das espécies e georreferenciação dos exemplares e o desenvolvimento de uma plataforma para centralizar a informação. Assim, o público pode, por um lado, ter acesso ao levantamento feito e, por outro, utilizar o seu conteúdo para fins científicos e educativos.

Os utilizadores têm acesso à listagem e descrição de cada espécie e à identificação de cada um dos exemplares; têm ainda a possibilidade de explorar o Parque através da aplicação de inúmeros critérios, desde a origem das espécies, à zona do Parque onde a espécie se encontra, ao tipo de folha, época de floração e frutificação, entre outros.

Esta plataforma é também utilizada na gestão e manutenção do próprio Parque, incluindo ainda um Herbário clássico em depósito na Universidade de Aveiro, representativo das espécies presentes no Parque de Serralves, cuja reprodução e inclusão na base de dados garante o seu acesso e consulta digitais.


Levantamento georeferenciado das árvores e arbustos do Parque.


Mecenas do Parque

Parque_Flora do Parque

VISITAR SERRALVES

01 Museu

Museu

Museu

02 Parque

Parque

Parque

04 Casa do Cinema

Casa do Cinema
Manoel de Oliveira

Casa do Cinema
Manoel de Oliveira

03 Casa de Serralves

Casa de Serralves

Casa de Serralves

serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile