PERISCOPE
Podcast

Image


Episódio 1: participações de Mark Fell, Adam Linder e Ola Maciejewska


Episódio 2: participações de Alessandro Bosetti, Sara Manente e David Toop

 

Episódio 3: participações de Christina Kubisch, Jonathan Saldanha e Leif Elggren

 

O periscópio é um aparelho óptico munido de espelhos ou prismas de reflexão total que permite a observação de matérias e ações situadas fora do campo de visão de quem observa. Foi este princípio operativo que inspirou a nomeação de uma nova série de publicações online, inaugurando a abordagem de Serralves ao formato podcast.

 

PERISCOPE propõe um conjunto de viagens auditivas orientadas por leituras, anotações ou referências que habitam lugares mais periféricos ou mesmo marginais em relação à face mais visível das obras e das manifestações públicas de artistas, curadores, investigadoresou ensaístas.

Em PERISCOPE acedemos a uma seleção de escolhas que se relacionam com gostos, hábitos, gestos, influências e inspiraçõesindividuaisque aqui tomam voz. As possibilidades do som e da audição revelarem aquilo que não se vê ressoam com as capacidades periscópicas.  Elas envolvem as vozes que nos chegam neste podcast, dão corpo a transmissões textuais e atravessam impressões aurais.

PERISCOPE quer espreitar e permitir entrever alguns recantos mais pessoais dos autores convidados, mais próximos da sua intimidade criativa, intelectual e sensível, enquanto, paralelamente, oferece vislumbres do arquivo de gravações áudio de concertos e performances que aconteceram em Serralves.

 

PERSICOPE é organizado pelo Serviço de Artes Performativas de Serralves com episódios de meia hora quinzenais.