PROPOSTA 1 | ALAMEDA DOS LIQUIDÂMBARES
Sabias que os liquidâmbares desta avenida foram plantados há mais de 80 anos?
O Liquidâmbar (Liquidambar styraciflua) é uma árvore com um tronco direito e acinzentado e folhas caducas que no outono têm colorações muito bonitas. O tronco é abrigo para muitas aves que se alimentam dos seus frutos.
Descobre mais aqui
PROPOSTA 2 | PARTERRE CENTRAL
A grande casa cor-de-rosa foi a casa de um conde… Hoje moram aqui obras de arte que podemos apreciar. Das suas janelas descobre-se a paisagem. Água e plantas constroem um belo jardim que nos faz lembrar uma pintura com diferentes cores e texturas que mudam ao longo do ano.
Descobre mais aqui
PROPOSTA 3 | ROSEIRAL
O roseiral é o jardim das rosas. Repara que nem todas as rosas são cor-de-rosa, são de mil cores e feitios. É também aqui que se encontra o grande e ancião castanheiro com os seus longos ramos. Imagina o que esta árvore terá vivido com o passar dos anos…
Descobre mais aqui
PROPOSTA 4 | ARBORETO
Aqui encontram-se árvores antigas e com formas e feitios muito diferentes. Desde o cedro do Líbano, à sequoia gigante, à pata de elefante...
Descobre mais aqui
PROPOSTA 5 | CLAREIRA DAS AZINHEIRAS
As paredes de arbustos bem densos são o abrigo ideal para muitos seres vivos. Medronheiros, abrunheiros, pilriteiros, carvalhos e azereiros criam belos esconderijos e fornecem alimento em abundância. Um lar, doce lar!
Descobre mais aqui
PROPOSTA 6 | LAGO
Com uma luxuriante vegetação envolvente, o lago é muito importante para os habitantes do Parque. A água é perfeita para muitos insetos e outros pequenos animais, como os anfíbios que aí depositam os seus ovos e completam o seu ciclo de vida.
Descobre mais aqui
PROPOSTA 7 | MATA
Chegamos ao coração do Parque. Aqui, onde se juntam tantas árvores e arbustos, os jardineiros deixam a natureza seguir o seu rumo livremente. A mata é um refúgio ideal para a vida selvagem, um "oásis” no meio da cidade.
Descobre mais aqui
PROPOSTA 8 | LAMEIRO
No lameiro, a vida flui ao ritmo da água que aqui se reúne. Às enchentes do outono e inverno seguem-se períodos mais secos na primavera e verão. Muitas espécies emblemáticas do Parque, como o sapo-parteiro ou o tritão-de-ventre-laranja, estão dependentes destas flutuações cíclicas.
Descobre mais aqui
PROPOSTA 9 | PRADO
Mirandesa, Barrosã, Arouquesa, Marinhoa, Bordaleira de Entre-Douro-e-Minho e Bísara são os nomes das raças autóctones dos animais da quinta de Serralves. Passam os dias a pastar neste grande prado verdinho e ainda têm uns ajudantes que se alimentam dos parasitas que os incomodam. Imaginas vida mais feliz para estes animais?
Descobre mais aqui
PROPOSTA 10 | JARDIM DAS AROMÁTICAS
Hummm… Que cheirinho bom! Alfazema, limonete, erva-caril ou erva-príncipe e tantas outras! Para além de bem cheirosas, estas plantas estão sempre rodeadas de abelhas, abelhões, borboletas e outros insetos, atarefados de flor em flor, à procura de néctar e pólen para se alimentarem.
Descobre mais aqui
PROPOSTA 11 | HORTA
Na horta da quinta de Serralves, as crianças são os hortelões e os animais os seus auxiliares. Minhocas, joaninhas, licranços…Tornam este local perfeito para a produção de alimentos, como alfaces, tomates, abóboras, pimentos, entre muitos outros.
Descobre mais aqui
RESPOSTAS
Veja aqui
VISITAR SERRALVES
Museu
Museu
Parque
Parque
Casa do Cinema
Manoel de Oliveira
Casa do Cinema
Manoel de Oliveira
Casa de Serralves
Casa de Serralves