ECOLOGIA SOCIAL?

Casa do Cinema Manoel de Oliveira
07 - 08 NOV 2020
2011 Ecologia social

Estetoscópio é um programa onde se procura auscultar um cinema que, no cruzamento com a estética, a política e a sociologia, se confronta com os dilemas do presente. Nesta segunda edição, em diálogo com a exposição de Korakrit Arunanondchai em Serralves, reflete-se sobre os problemas da ecologia social, da sustentabilidade e do impacto da globalização sobre o ambiente. Duas sessões que procuram investigar o modo como as contradições da sociedade de consumo vêm sendo retratadas no documentário contemporâneo.


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Programa


7 NOV | 17:00

 

PAINTING WITH HISTORY IN A ROOM FILLED WITH PEOPLE WITH FUNNY NAMES 3 USA, TH, FR | 2015 | 24 min.

Korakrit Arunanondchai

#67 FR | 2012 | 4 min.

Jean-Gabriel Périot

ALL INCLUSIVE SW | 2018 | 10 min.

Corina Schwingruber llic

WASTE NO.5 THE RAFT OF THE MEDUSA FIN | 2018 | 18 min.

Jan Ijäs

 


8 NOV | 17:00

 

CONTAMINATED HOME GR, JP | 2014 | 25 min.

Nina Fischer, Maroan el Sani

TERRITORY UK | 2015 | 17 min.

Eleanor Mortimer

MY BBY 8L3W GR, FR | 2014 | 3 min

Neozoon

ALL THAT IS SOLID FR | 2014 | 15 min.

Louis Henderson

 


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Korakrit Arunanondchai 


 

Algures entre o videoclip de hip-hop e a publicidade evangelélica, Painting with History in a Room Filled with People with Funny Names 3, de Korakrit Arunanondchai, apresenta-se como uma fervilhante reflexão sobre a natureza da divindade nos tempos da digitalização dos afetos e da alteridade tecnológica. Neste terceiro tomo de uma série de filmes e instalações que procuram questionar a noção de “contemporaneidade” e respetivas vivências, o artista de Banguecoque trabalha sobre as tensões entre representação e realidade através do ato de pintar com o corpo (todo), qual registo físico de uma presença e dos seus respetivos gestos. Em diálogo com Yves Klein, esse elemento performativo leva-o a pôr em causa a natureza doutros registos indiciais do real, nomeadamente o registo fotográfico e videográfico que compõem o próprio filme. A alta definição da imagem digital surge, então, como um padrão ultrapassado, nomeadamente, por oposição à pluralidade de formatos e texturas encontrados no turbilhão de imagens produzidas pelos mais diversos dispositivos. O que sobra desse caos de bites bytes que constitui a visualidade nos dias da Internet? Pode a alma ser capturada numa imagem? É esse um processo tecnológico ou artístico? Será a reciclagem de algumas das mais reconhecíveis referências culturais que marcaram a modernidade e o triunfo do capitalismo no ocidente a única via que se abre à afirmação de uma contemporaneidade entendida e figurada a partir de um ponto de vista asiático? Entre os estilhaços de um novo tropicalismo indeciso, onde um certo budismo de supermercado já não responde às inquietações de uma geração vestida de jeans em segunda mão, Korakrit prefere colocar questões do que apresentar respostas. O filme é apresentado em diálogo com a exposição no Museu de Serralves, No History in a Room Filled with People with Funny Names 5.

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