SOCIAL ECOLOGY?


House of Cinema
Auditório
07 - 08 NOV 2020
Pad2 800x450 cover

Stethoscope is a film program that seeks to investigate a cinema that, at the intersection with aesthetics, politics and sociology, faces the dilemmas of the present. In this second edition, in dialogue with the Korakrit Arunanondchai exhibition in Serralves, we reflect on the problems of social ecology, sustainability and the impact of globalization on the environment. Two sessions that seek to evaluate how the contradictions of the consumer society have been portrayed in contemporary documentary cinema.



Programme


7 NOV | 17:00

 

PAINTING WITH HISTORY IN A ROOM FILLED WITH PEOPLE WITH FUNNY NAMES 3 USA, TH, FR | 2015 | 24 min.

Korakrit Arunanondchai

#67 FR | 2012 | 4 min.

Jean-Gabriel Périot

ALL INCLUSIVE SW | 2018 | 10 min.

Corina Schwingruber llic

WASTE NO.5 THE RAFT OF THE MEDUSA FIN | 2018 | 18 min.

Jan Ijäs

 


8 NOV | 17:00

 

CONTAMINATED HOME GR, JP | 2014 | 25 min.

Nina Fischer, Maroan el Sani

TERRITORY UK | 2015 | 17 min.

Eleanor Mortimer

MY BBY 8L3WGR, FR | 2014 | 3 min

Neozoon

ALL THAT IS SOLID FR | 2014 | 15 min.

Louis Henderson

 


S 800xnull Contain
ALL THAT IS SOLID 
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MY BBY 8L3W
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TERRITORY
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CONTAMINATED HOME 
WASTE NO.5 THE RAFT OF THE MEDUSA 
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ALL INCLUSIVE 
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#67
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PAINTING WITH HISTORY IN A ROOM FILLED WITH PEOPLE WITH FUNNY NAMES 3 
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ALL THAT IS SOLID 

Louis Henderson


 

O título deste filme de Louis Henderson, desenvolvido no âmbito da sua passagem pelo Le Fresnoy – Studio national des arts contemporains, remete para uma passagem do Manifesto Comunista de Karl Marx e Friedrich Hengels, quando estes afirmam, na famosa passagem, “Tudo o que é sólido se desmancha no ar, tudo o que é sagrado é profanado, e as pessoas são finalmente forçadas a encarar friamente sua posição social e suas relações mútuas”. O realizador recupera a perspetiva marxista sobre a “globalização” – a generalização planetária das relações mercantis – para questionar o lugar da profusão tecnológica contemporânea, nomeadamente as consequências da massificação das ferramentas informáticas. All That is Solid explora os efeitos neocoloniais da limpeza moral do ocidente com a reciclagem, investigando o modo como o lixo eletrónico se acumula e intoxica os aterros de Accra, nos arredores da capital do Gana. Composto em mise en abyme, através dos recursos do cinema de desktop (uma crítica à obsolescência das tecnologias da informação que se constrói a partir dessas mesmas tecnologias), Henderson ironiza a ideia de capitalismo imaterial, cristalizado na ideologia limpa da cloud. O realizador expõe o peso mineral e os efeitos poluentes dessa nuvem aparentemente limpa, fundada numa estrutura comercial que concentra os benefícios do progresso e exporta os seus indesejados subprodutos.

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